Bíblia Sagrada

CURSO SEMIPRESENCIAL

BÍBLIA SAGRADA

O curso de Pós-graduação em Bíblia Sagrada tem o objetivo de formar pesquisadores e docentes na área da teologia através da investigação dos métodos desenvolvidos na interpretação bíblica na busca do sentido original dos textos, através do conhecimento dos contextos históricos, sociais e religiosos.

Preencha esse formulário e em breve entraremos em contato!

Conteúdo

0
Carga Horária
0
Módulos

O processo de formativo dos textos integrados à Bíblia Sagrada, iniciando com o Antigo Testamento, através de sua história da recepção e transmissão e pelo contexto de formação históricosocial dos principais manuscritos do AT. Seguido pelo Novo Testamento, mediante a formação dos textos originários e sua composição textual dos principais manuscritos Uniciais e minúsculos do NT.

Contexto e ambiente do Antigo Oriente Próximo, Aproximação sócio histórica à literatura produzida no Antigo Israel que permita ao estudante, mediante leitura, reflexão, pesquisa e participação na sala de aula, desenvolver uma ampla visão, compreensão e contextualização do conteúdo bíblico, bem como as línguas formativas.

Introdução à Bíblia Hebraica, análise da Torá (Lei) em seus períodos da História de Israel em sincronia com os fatos narrados nos textos sagrados e a apresentação de cada um dos livros que compõem o primeiro bloco literário dos escritos sagrados.

Aprofundamento dos debates acerca da Bíblia Hebraica, no tocante ao blocos literiarios Nebihim (Profetas) e Ketubim (Escritos), estudos de caráter analítico dos livros pertencentes a cada bloco e sua função para o contexto histórico-social. No estudo desses escritos serão abordadas as características principais do pensamento de Israel pré e pós exílicos.

Introdução à literatura da cristandade primitiva através dos livros produzidos pelas comunidades primitivas e pela história da tradição e recepção dos textos. Estudo do conteúdo, teologia e espiritualidade contidas nos Evangelhos e no livro de Atos. A aproximação ao material mostrará o caminho inicial dos primeiros seguidores e suas crenças que foram materializadas nos escritos.

Conhecimento da norma doutrinária que regia os cristianismos originários dentro de sua época, cultura e religião, onde as diretrizes representavam o início de uma sistematização de leis e regras que deveriam ser seguidas pelas comunidades. Estudos da Apocalíptica tardia e seus desenvolvimentos nas comunidades que recepcionaram o ideário da salvação como redenção e a volta do reino de Deus. Judaísmo do Segundo Templo Literatura Cristã Primitiva – Mundo do Novo Testamento Introdução ao estudo do Judaísmo do Segundo Templo, conhecido no espaço acadêmico como Apocalíptica Judaica e no senso comum “Período Interbíblico”. No período da Apocalíptica Judaica serão estudados os componentes básicos desse tema: Apocalíptica, Apocalipse e Apocalipsismo.

Estudo dos principais temas do Antigo Testamento (salvação, aliança, povo de Deus, terra prometida, julgamento, redenção) em diálogo com a história, cultura, religião e linguística. Estudosdirecionados pela exegese e hermenêutica para a compreensão dos temas, propósitos, teologias e espiritualidades contidas nos livros do Antigo Testamento. Estudo dos principais temas do Novo Testamento (graça, evangelho, fé, salvação, reino de Deus, o novo povo de Deus, apocalítica, Filhos do Homem, julgamento, redenção) em diálogo com a história, cultura, religião e linguística. Estudos direcionados pela exegese e hermenêutica para a compreensão dos temas, propósitos, teologias e espiritualidades contidas nos livros do Novo Testamento.

Análise do discurso, das formas e métodos que foram sistematizados para promover a interpretação dos textos sagrados, além de observar os sistemas religiosos juntamente com suas cosmovisões e particularidades no tocante as concepões da relação entre sagrado e profano.

Estudo do processo formativo dos textos sagrados, bem como sua história da recepção e transmissão; pesquisa do contexto de formação histórico-social e dos principais manuscritos das religiões; e análise comparativa dos textos sagrados.

Conhecimento dos métodos, técnicas e tendências que permeiam a prática pedagógica do ensino superior; desenvolvimento de habilidades e utilização dos recursos específicos para a transposição e mobilização do saber na formação do estudante no que tange ao ensino religioso da teologia.

O QUE VOCÊ APRENDE

1

Explorar um campo do saber que tem como realidade a investigação sistemática das escrituras sagradas, ou seja, nesta área do conhecimento a Bíblia precisa ser considerada uma coleção de escritos extraordinários, de grande importância para pessoas de diversa regiões do mundo, em especial para os cristãos.

2

Pesquisar na área da interpretação bíblica; produzir conhecimentos que possibilitem identificar o sentido que os autores, redatores, compiladores e demais envolvidos na formação bíblica pretendiam, o sentido do próprio texto, além de compreender o significado produzido na interação entre o texto e o leitor moderno.

3

Proporcionar interpretação válida para as questões da vida e da eternidade, através de um entendimento adequado da mensagem de Deus para obter informações, enriquecer a adoração, construir liturgia, formular teologia, pregar, ensinar, pastorear, promover a formação espiritual na vida cristã.

VAMOS CONVERSAR

Preencha esse formulário e em breve entraremos em contato!

Perguntas Frequentes

1 – Sim, para os alunos que fazem como pós-graduação (10 disciplinas) o certificado é reconhecido pelo MEC.

2 – Os alunos que fazem como Curso Livre (8 disciplinas), recebem o certificado de conclusão, que nesse caso não é reconhecido pelo MEC.

Duração de 12 meses

– Semipresencial (1 encontro por mês aos terceiros sábados);
– Horário: 9h às 18h;

Não é exigido pré-requisito para fazer os 8 módulos do Curso Livre. Para a pós-graduação é necessário possuir diploma de ensino superior em qualquer área.

Valor: 12 parcelas de R$ 295,00

Faculdade Teológica Batista de Brasília CNPJ 05.505.172/0001-17