• Arthur

    Member
    06/05/2024 a 22:05

    QUESTÃO 1 – De acordo com a Declaração Doutrinária Batista da Convenção Batista Brasileira, os batistas se têm notabilizado pela defesa de quais princípios?(Cite no mínimo 3)

    QUESTÃO 2 – No Artigo “I – Escrituras Sagradas” a Declaração Doutrinária Batista declara que:

    A Bíblia é a Palavra de Deus em linguagem humana. É o registro da revelação que Deus fez de si mesmo aos homens. Sendo Deus seu verdadeiro autor, foi escrita por homens inspirados e dirigidos pelo Espírito Santo. Tem por finalidade revelar os propósitos de Deus, levar os pecadores à salvação, edificar os crentes e promover a glória de Deus. Seu conteúdo é a verdade, sem mescla de erro, e por isso é um perfeito tesouro de instrução divina. Revela o destino final do mundo e os critérios pelo qual Deus julgará todos os homens.6 A Bíblia é a autoridade única em matéria de religião, fiel padrão pelo qual devem ser aferidas as doutrinas e a conduta dos homens. Ela deve ser interpretada sempre à luz da pessoa e dos ensinos de Jesus Cristo.”

    Comente se concorda ou não com a seguinte afirmativa e por que?

    • A Bíblia é a Palavra de Deus em linguagem humana.1 É o registro da revelação que Deus fez de si mesmo aos homens.” (DDB)

    Respostas

    Q1) Os batistas tem sido notabilizados pela defesa da aceitação das Escrituras Sagradas como única regra de fé e conduta, a separação entre igreja e Estado, a responsabilidade individual diante de Deus, a autenticidade e apostolicidade das igrejas.


    Q2) Concordo com a afirmativa acima, pois Deus usou homens que Ele inspirou divinamente para escrever as Escrituras e é necessário que esteja numa linguagem que nós podemos entender. Além disso, a Bíblia é Deus se revelando a humanidade, pois como João disse, ninguém viu a Deus, se não o Filho e somente Deus poderia se revelar ao homem, Sua criação.

  • Kalley

    Member
    07/05/2024 a 11:01

    QUESTÃO 1 – De acordo com a Declaração Doutrinária Batista da Convenção Batista Brasileira, os batistas se têm notabilizado pela defesa de quais princípios? (Cite no mínimo 3)

    Resposta:

    · A aceitação das Escrituras Sagradas como única regra de fé e conduta.

    · O conceito de igreja como sendo uma comunidade local democrática e autônoma, formada de pessoas regeneradas e biblicamente batizadas.

    · A separação entre igreja e Estado.

    QUESTÃO 2 – No Artigo “I – Escrituras Sagradas” a Declaração Doutrinária Batista declara que:

    “A Bíblia é a Palavra de Deus em linguagem humana. É o registro da revelação que Deus fez de si mesmo aos homens. Sendo Deus seu verdadeiro autor, foi escrita por homens inspirados e dirigidos pelo Espírito Santo. Tem por finalidade revelar os propósitos de Deus, levar os pecadores à salvação, edificar os crentes e promover a glória de Deus. Seu conteúdo é a verdade, sem mescla de erro, e por isso é um perfeito tesouro de instrução divina. Revela o destino final do mundo e os critérios pelo qual Deus julgará todos os homens. A Bíblia é a autoridade única em matéria de religião, fiel padrão pelo qual devem ser aferidas as doutrinas e a conduta dos homens. Ela deve ser interpretada sempre à luz da pessoa e dos ensinos de Jesus Cristo. ”

    Comente se concorda ou não com a seguinte afirmativa e por que?

    “A Bíblia é a Palavra de Deus em linguagem humana.1 É o registro da revelação que Deus fez de si mesmo aos homens. ” (DDB).

    Resposta:

    Concordo plenamente! A Bíblia é a inerrante Palavra de Deus. É o meio pelo qual Deus se revela ao homem. Deus inspirou homens, escolhidos por ele, para registrar sua revelação a nós. Nela, está contido o seu plano para toda a humanidade.

  • Filipe

    Member
    07/05/2024 a 20:34

    QUESTÃO 1

    De acordo com a Declaração Doutrinária Batista da Convenção Batista Brasileira, os batistas se têm notabilizado pela defesa de quais princípios?

    1º) A aceitação das Escrituras Sagradas como única regra de fé e conduta. 2º) O conceito de igreja como sendo uma comunidade local democrática e autônoma, formada de pessoas regeneradas e biblicamente batizadas. 3º) A separação entre igreja e Estado. 4º) A absoluta liberdade de consciência. 5º) A responsabilidade individual diante de Deus. 6º) A autenticidade e apostolicidade das igrejas.

    QUESTÃO 2

    No Artigo “I – Escrituras Sagradas” a Declaração Doutrinária Batista declara que:

    A Bíblia é a Palavra de Deus em linguagem humana.1 É o registro da revelação que Deus fez de si mesmo aos homens.2 Sendo Deus seu verdadeiro autor, foi escrita por homens inspirados e dirigidos pelo Espírito Santo.3 Tem por finalidade revelar os propósitos de Deus, levar os pecadores à salvação, edificar os crentes e promover a glória de Deus.4 Seu conteúdo é a verdade, sem mescla de erro, e por isso é um perfeito tesouro de instrução divina.5 Revela o destino final do mundo e os critérios pelo qual Deus julgará todos os homens.6 A Bíblia é a autoridade única em matéria de religião, fiel padrão pelo qual devem ser aferidas as doutrinas e a conduta dos homens.7 Ela deve ser interpretada sempre à luz da pessoa e dos ensinos de Jesus Cristo.8”

    Comente se concorda ou não com a seguinte afirmativa e por que?

    A Bíblia é a Palavra de Deus em linguagem humana.1 É o registro da revelação que Deus fez de si mesmo aos homens.” (DDB)

    (Mínimo duas linhas)

    Concordo com a afirmação acima, pois a Bíblia foi escrita para todos os seres humanos espalhados pelos quatro cantos do mundo, com a finalidade de alcançar todos, sem distinção. Sua linguagem é universal e de fácil entendimento no que tange ao convite do Senhor e aceita-lo como seu Salvador. A Bíblia é a mais bela e perfeita manifestação do amor de Deus aos homens, pois através dela podemos conhecer o Criador e sua criação na essência! Somos tremendamente abençoados pela existência da palavra de Deus em nossas vidas!

  • [email protected]

    Member
    08/05/2024 a 10:30

    Resposta Questão 1

    • As Sagradas Escrituras são nossa constituição cristã, ou seja nosso manual de regra, fé e prática. Ou seja por meio dela nos orientamos, pautados nossa fé, pois a palavra de Deus a “BÍBLIA” é nosso código de conduta.

    • Entendemos a Igreja como uma comunidade local, democrática e autônoma. Ou seja a igreja partindo deste princípio em seu exercício, a Igreja age democráticaticamente em suas decisões a serem tomadas, pois a mesma é constituída por pessoas que professam a mesma fé, pessoas redimidas e regeneradas, e biblicamente batizadas no santo nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo do Senhor.

    • A separação entre Igreja e Estado. Ou seja; a Igreja uma vez autônoma não é conduzida ou dependente do Estado. Não está debaixo de um jugo do governo desta terra.

    • A Igreja tem sua liberdade de pensar consciente acerca de seus direitos e deveres, ao passo que também assume as responsabilidades, diante de sua autenticidade.

    Resposta Questão 2

    R – Sim

    Com certeza a Bíblia é palavra dd de Deus em linguagem humana, ela atravessa as barreiras culturais de qualquer povo, língua, raça, tribo ou nação.

    Evidenciamos isto ao estudar as sagradas escrituras no Antigo e Novo testamento, não importa a época, a Bíblia falar todos os idiomas e dialetos, podemos afirmar que ela rasga o homem ao meio e de alguma forma o faz entender o que se quer ser dito por meio dela. Pois ela mesmo declara que é, como uma espada de dois gumes que penetra até a divisão da alma eespírito. Podemos dizer que ela é a boca de Deus que nos fala, por meio das sagradas escrituras.

    Sim, Deus se revela ao homem, se revelou na sarça a seu servo, se revelou a Adão no Éden, Ele conversava com Adão que privilégio estes homens tiveram, o som da voz do criador, do Deus que livrou seu povo em tantas ocasiões.

    Hoje Deus se revela para seu povo, por meio dos registros em sua palavra, quando na criação, quando até na crucificação, no rasgar do véu do templo, como o sangue precioso de Cristo no calvário.

    O Senhor se revela a seus santos regenerados neste tempo, para sua geração eleita , seu sacerdócio real, sua nação santa, a nós seu povo exclusivo, para que possamos anunciar a sua maravilhosa luz ao cativos de espírito.

  • Cleiton

    Member
    08/05/2024 a 11:29

    QUESTÃO 1)

    1º) A aceitação das Escrituras Sagradas como única regra de fé e conduta.

    2º) O conceito de igreja como sendo uma comunidade local democrática e autônoma, formada de pessoas regeneradas e biblicamente batizadas.

    3º) A separação entre igreja e Estado.

    4º) A absoluta liberdade de consciência.

    5º) A responsabilidade individual diante de Deus.

    6º) A autenticidade e apostolicidade das igrejas.

    QUESTÃO 2)

    Concordo com a afirmativa porque a frase é confirmada em diversos trechos das Escrituras Sagradas, bem como em: Salmos 119:89, Hb 1.1; Is 40.8; Mt 24.35; Lc 24.44,45; Jo 10.35; Rm 3.2; 1Pe 1.25; 2Pe 1.21.

    E através dela, Deus mostra a sua vontade aos homens, instruindo, ensinando, corrigindo, amando, mostrando o passo-a-passo de uma vida plena e constante N’Ele.

  • LEONARDO

    Member
    08/05/2024 a 17:15

    QUESTÃO 1 – De acordo com a Declaração Doutrinária Batista da Convenção Batista Brasileira, os batistas se têm notabilizado pela defesa de quais princípios?(Cite no mínimo 3)

    Os batistas têm se notabilizado pela defesa dos princípios da aceitação das Escrituras Sagradas como única regra de fé e conduta; do conceito de igreja como sendo uma comunidade local democrática e autônoma, formada de pessoas regeneradas e biblicamente batizadas; da separação entre igreja e Estado; da absoluta liberdade de consciência; da responsabilidade individual diante de Deus e da autenticidade e apostolicidade das igrejas

    QUESTÃO 2 – No Artigo “I – Escrituras Sagradas” a Declaração Doutrinária Batista declara que:

    A Bíblia é a Palavra de Deus em linguagem humana. É o registro da revelação que Deus fez de si mesmo aos homens.2 Sendo Deus seu verdadeiro autor, foi escrita por homens inspirados e dirigidos pelo Espírito Santo. Tem por finalidade revelar os propósitos de Deus, levar os pecadores à salvação, edificar os crentes e promover a glória de Deus.4 Seu conteúdo é a verdade, sem mescla de erro, e por isso é um perfeito tesouro de instrução divina.5 Revela o destino final do mundo e os critérios pelo qual Deus julgará todos os homens.6 A Bíblia é a autoridade única em matéria de religião, fiel padrão pelo qual devem ser aferidas as doutrinas e a conduta dos homens.7 Ela deve ser interpretada sempre à luz da pessoa e dos ensinos de Jesus Cristo.”

    Comente se concorda ou não com a seguinte afirmativa e por que?

    <ul type=”disc”>

  • A
    Bíblia é a Palavra de Deus em linguagem humana.1 É o registro da revelação
    que Deus fez de si mesmo aos homens.”
    (DDB)
  • Sim, concordo integralmente com a afirmativa de que a Bíblia é a Palavra de Deus em linguagem humana e o registro da revelação que Deus fez de si mesmo aos homens porque ela própria da testemunho de si mesma ao escrever: 2 Tm 3.16 (toda escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir com justiça) nos ensina que Deus sopra o texto e 2 Pe 1.21 (pois a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas homens santos falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo) nos ensina que os profetas escreveram movidos pelo Espírito de Deus

  • [email protected]

    Member
    08/05/2024 a 20:47

    QUESTÃO 1 – De acordo com a Declaração Doutrinária Batista da Convenção Batista Brasileira, os batistas se têm notabilizado pela defesa de quais princípios?(Cite no mínimo 3)<div>

    <div>RESPOSTA</div>

    TEMOS OS SEGUINTES PRINCIPIOS, 1) ACEITAÇÃO DAS ESCRITURAS SAGRADAS COMO ÚNICA REGRA DE FÉ E CONDUTA, 2) O CONCEITO DE IGREJA COMO SENDO UMA COMUNIDADE LOCAL DEMOCRÁTICA E AUTÔNOMA, FORMADA DE PESSOAS REGENERADAS E BIBLICAMENTE BATIZADAS, 3) SEPARAÇÃO ENTRE IGREJA E ESTADO, 4) ABSOLUTA LIBERDADE DE CONSCIÊNCIA, 5) A RESPONSABILIDADE INDIVIDUAL DIANTE DE DEUS, 6) A AUTENTICIDADE E APOS 45 EXTOLICIDADE DAS IGREAJAS

    <div>QUESTÃO 2 – No Artigo “I – Escrituras Sagradas” a Declaração Doutrinária Batista declara que:</div><div>
    </div><div> “A Bíblia é a Palavra de Deus em linguagem humana. É o registro da revelação que Deus fez de si mesmo aos homens. Sendo Deus seu verdadeiro autor, foi escrita por homens inspirados e dirigidos pelo Espírito Santo. Tem por finalidade revelar os propósitos de Deus, levar os pecadores à salvação, edificar os crentes e promover a glória de Deus. Seu conteúdo é a verdade, sem mescla de erro, e por isso é um perfeito tesouro de instrução divina. Revela o destino final do mundo e os critérios pelo qual Deus julgará todos os homens.6 A Bíblia é a autoridade única em matéria de religião, fiel padrão pelo qual devem ser aferidas as doutrinas e a conduta dos homens. Ela deve ser interpretada sempre à luz da pessoa e dos ensinos de Jesus Cristo.”</div><div>
    </div><div>Comente se concorda ou não com a seguinte afirmativa e por que?</div><div>
    </div><div> “A Bíblia é a Palavra de Deus em linguagem humana.1 É o registro da revelação que Deus fez de si mesmo aos homens.” (DDB)</div></div>

    RESPOSTA

    FRENTE AOS ESCRITOS BÍBLICOS TORNA-SE IMPOSSÍVEL NAO CONCORDAR COM ESSA AFIRMATIVA. A FINAL AO LERMOS OS LIVROS BÍBLICOS PERCEBEMOS QUE ELES APRESENTAM EM SUA ESCRITA O DEUS VERDADEIRO, ELES AINDA NOS FALAM DE ATRIBUTOS, SENTIMENTOS, DECISÕES E OUTROS FATORES QUE NOS FAZEM CONHECER A DEUS. AINDA BEM QUE A BIBLIA SE ENCONTRA ESCRITA COM LETRAS HUMANAS POIS SE ASSIM NAO FOSSE COMO CONSEGUIRÍAMOS E CONHECER A DEUS? LOGO A BIBLIA É A REVELAÇÃO DE DEUS E DE SEUS DESÍGNIOS PARA O HOMEM, APRESENTANDO O QUE O MESMO PRECISA PARA ALCANÇAR A SALVAÇÃO.

    • Antonio

      Member
      08/05/2024 a 22:18

      QUESTÃO 1 – De acordo com a Declaração Doutrinária Batista da Convenção Batista Brasileira, os batistas se têm notabilizado pela defesa de quais princípios? (Cite no mínimo 3)

      Resposta:

      A aceitação das Escrituras Sagradas como única regra de fé e conduta. O conceito de igreja como sendo uma comunidade local democrática e autônoma, formada de pessoas regeneradas e biblicamente batizadas.

      · A separação entre igreja e Estado.

      QUESTÃO 2 – No Artigo “I – Escrituras Sagradas” a Declaração Doutrinária Batista declara que:

      “A Bíblia é a Palavra de Deus em linguagem humana. É o registro da revelação que Deus fez de si mesmo aos homens. Sendo Deus seu verdadeiro autor, foi escrita por homens inspirados e dirigidos pelo Espírito Santo. Tem por finalidade revelar os propósitos de Deus, levar os pecadores à salvação, edificar os crentes e promover a glória de Deus. Seu conteúdo é a verdade, sem mescla de erro, e por isso é um perfeito tesouro de instrução divina. Revela o destino final do mundo e os critérios pelo qual Deus julgará todos os homens. A Bíblia é a autoridade única em matéria de religião, fiel padrão pelo qual devem ser aferidas as doutrinas e a conduta dos homens. Ela deve ser interpretada sempre à luz da pessoa e dos ensinos de Jesus Cristo. ”

      Comente se concorda ou não com a seguinte afirmativa e por que?

      “A Bíblia é a Palavra de Deus em linguagem humana.1 É o registro da revelação que Deus fez de si mesmo aos homens. ” (DDB).

      Eu concordo com a afirmação, a Bliblia é a palavra de Deus, é a nossa regra de fé e pratica, onde Deus se revela para o homem desde o antigo testamento ao novo testamento até os dias de hoje.

    • Domingos Savio

      Member
      09/05/2024 a 21:42

      QUESTÃO 1 – De acordo com a Declaração Doutrinária Batista da Convenção Batista Brasileira, os batistas se têm notabilizado pela defesa de quais princípios? (Cite no mínimo 3)

      · A aceitação das Escrituras Sagradas como única regra de fé e conduta.· O conceito de igreja como sendo uma comunidade local democrática e autônoma, formada de pessoas regeneradas e biblicamente batizadas.· A separação entre igreja e Estado.

      QUESTÃO 2 – No Artigo “I – Escrituras Sagradas” a Declaração Doutrinária Batista declara que:

      “A Bíblia é a Palavra de Deus em linguagem humana. É o registro da revelação que Deus fez de si mesmo aos homens. Sendo Deus seu verdadeiro autor, foi escrita por homens inspirados e dirigidos pelo Espírito Santo. Tem por finalidade revelar os propósitos de Deus, levar os pecadores à salvação, edificar os crentes e promover a glória de Deus. Seu conteúdo é a verdade, sem mescla de erro, e por isso é um perfeito tesouro de instrução divina. Revela o destino final do mundo e os critérios pelo qual Deus julgará todos os homens. A Bíblia é a autoridade única em matéria de religião, fiel padrão pelo qual devem ser aferidas as doutrinas e a conduta dos homens. Ela deve ser interpretada sempre à luz da pessoa e dos ensinos de Jesus Cristo. ”

      Comente se concorda ou não com a seguinte afirmativa e por que?

      “A Bíblia é a Palavra de Deus em linguagem humana.1 É o registro da revelação que Deus fez de si mesmo aos homens. ” (DDB).

      Eu concordo sim, Deus se revelou ao homem pela palavra dele. A Bíblia foi escrita para a humanidade, todos precisam da Sagradas Escrituras para entender o que Deus tem para a humanidade. É por meio da Bíblia que Deus fala com a sua criação. Entendemos que Deus pode falar de diversas forma com a sua criação, mas Deus escolheu escreve a sua revelação de quem ele para o homem, através da Sagradas Escrituras . A Bíblia não contem erros, pois foi inspirado por Deus. Para que o homem entendesse as Escritura Sagradas, Deus fez a bíblia com a linguagem humana, para homem entender e conhecer a Deus.

  • GUSTAVO

    Member
    09/05/2024 a 09:54

    1-

    a) A aceitação das escrituras sagradas como única regra de fé e conduta;

    b) A separação entre igreja e Estado;

    c) A responsabilidade individual diante de Deus;

    2 –

    Sim, concordo. Porém, assim como diz Karl Barth, todas as religiões podem ter a Bíblia como base (Barth, 2011). Ele quer dizer que o olhar que se dá à Bíblia é o diferencial, podendo ser usada tanto para matar como para dar vida. No entanto, a proposição de tê-la como lugar de encontro com o pai, por meio do Espírito Santo, de fato, torna-la-a a Palavra de Deus que diz em nosso íntimo: “Haja luz!”.

    BARTH, Karl. Palavra de Deus, palavra do homem. 2ª edição. São Paulo: fonte editorial, 2011.

  • Samuel

    Member
    09/05/2024 a 17:52

    QUESTÃO 1 – De acordo com a Declaração Doutrinária Batista da Convenção Batista Brasileira, os batistas se têm notabilizado pela defesa de quais princípios?(Cite no mínimo 3)

    QUESTÃO 2 – No Artigo “I – Escrituras Sagradas” a Declaração Doutrinária Batista declara que:

    A Bíblia é a Palavra de Deus em linguagem humana. É o registro da revelação que Deus fez de si mesmo aos homens. Sendo Deus seu verdadeiro autor, foi escrita por homens inspirados e dirigidos pelo Espírito Santo. Tem por finalidade revelar os propósitos de Deus, levar os pecadores à salvação, edificar os crentes e promover a glória de Deus. Seu conteúdo é a verdade, sem mescla de erro, e por isso é um perfeito tesouro de instrução divina. Revela o destino final do mundo e os critérios pelo qual Deus julgará todos os homens.6 A Bíblia é a autoridade única em matéria de religião, fiel padrão pelo qual devem ser aferidas as doutrinas e a conduta dos homens. Ela deve ser interpretada sempre à luz da pessoa e dos ensinos de Jesus Cristo.”

    Comente se concorda ou não com a seguinte afirmativa e por que?

    <ul type=”disc”>

  • A Bíblia é a Palavra de Deus em linguagem humana.1 É o registro da revelação que Deus fez de si mesmo aos homens.” (DDB)
  • RESPOSTAS

    Questão 1 – Os batistas se têm notabilizado pela defesa dos seguintes princípios:

    1º) A aceitação das Escrituras Sagradas como única regra de fé e conduta.

    2º) O conceito de igreja como sendo uma comunidade local democrática e autônoma, formada de pessoas regeneradas e biblicamente batizadas.

    3º) A separação entre igreja e Estado.

    4º) A absoluta liberdade de consciência.

    5º) A responsabilidade individual diante de Deus.

    6º) A autenticidade e Apostolicidade das igrejas.

    Questão 2 – Concordo com a afirmação de que a Bíblia é a Palavra de Deus em linguagem humana e o registro da revelação divina aos homens. Acredito que a Bíblia é mais do que um simples livro. É, na verdade, um testemunho vivo da comunicação entre Deus e a humanidade ao longo da história. Cada palavra, cada narrativa, cada ensinamento contido na Bíblia é uma manifestação da vontade e do caráter de Deus, transmitidos por meio de diferentes autores inspirados pelo Espírito Santo.

    O fórum '3º Fórum Teologia Batista.' está fechado para novas discussões e respostas.

    Início da Discussão
    0 de 0 respostas De junho de 2018
    Agora