Acessar AVA Forums 4º Fórum de Leitura e Produção de Texto Escrita acadêmica e formação de pesquisadores

  • Escrita acadêmica e formação de pesquisadores

    Postado por Eliene no 03/06/2024 a 16:04

    Com base na leitura desse artigo e nas aulas 5, 6 e 7, reflita sobre os questionamnetos a seguir,  considerando o processo de escrita no contexto do curso de Bacharel em Teologia.

    1 – Qual a importancia da escrita acadêmica na formação superior, no contexto da área de conhecimento da Teologia?

    2-  Com base no artigo, quais são os principais obstáculos epistemológicos enfrentados por você na produção de um artigo científico? Cite pelo menos 2.

     

    Sergio respondeu: 1 week , 6 days Há 11 Membros · 10 Respostas
  • 10 Respostas
  • Arthur

    Member
    03/06/2024 a 21:43

    1- Qual a importancia da escrita acadêmica na formação superior, no contexto da área de conhecimento da Teologia?

    Importante é desenvolver a escrita acadêmica na formação superior para promover a leitura e escrita dos estudantes do ensino superior de teologia. A leitura promove conhecimento e melhor entendimento do assunto proposto pelo texto. A escrita para que o estudante possa expressar suas ideias e o conhecimento adquirido com os estudos de uma forma mais clara aos seus ouvintes ou leitores. Conforme o artigo proposto, o nível de leitura do brasileiro em media é baixa comparada a outros países e no ensino superior a escrita acadêmica pode auxiliar no desenvolvimento do estudante para que os alunos possam ler melhor com maior compreensão do texto e para expor com mais precisão e ideias formuladas o conhecimento. Na área de teologia isto é importante para que os artigos científicos e trabalhos científicos teológicos possam estar melhorando cada vez mais dentro dos padrões da metodologia científica e também que o futuro pastor, ou teólogo possa ser um excelente leitor para obter maior conhecimento das Escrituras e poder expressar seu conhecimento de forma clara aos seus ouvinte e leitores. Assim, trazendo clareza em seus sermões para que a congregação aprenda mais sobre a Bíblia.

    2- Com base no artigo, quais são os principais obstáculos epistemológicos enfrentados por você na produção de um artigo científico? Cite pelo menos 2.

    O conhecimento unitário e pragmático que são generalizações de explicações práticas e simples de fenômenos complexos .

    O conhecimento geral que é a base da explicação das coisas, desta forma, a resposta é a mesma para explicar todas as coisas.

  • Daniel

    Member
    03/06/2024 a 23:40

    1 – Qual a importância da escrita acadêmica na formação superior, no contexto da área de conhecimento da Teologia?

    A produção bibliográfica é o principal fator de produção acadêmica na atualidade, principalmente quando tratamos da formação superior. É por meio da escrita que o aluno ou pesquisador consegue mostrar proficiência na área em termos de conhecimento dos avanços já realizados e reconhecidos em suas pesquisas, levantar o estado da arte do tema que está sendo pesquisado e fornecer conhecimento na área específica em que trabalha. Isso fará com que suas habilidades de transmissão do conhecimento fiquem cada vez mais aprimorados e o compartilhamento, a nível acadêmico, o leve a outros patamares de discussão.

    Acredito que não basta apenas saber escrever bem, mas um bom texto científico é aquele que coloca o pesquisador em posição de se comunicar, no mesmo nível, com outros pesquisadores, sem um confronto competitivo de fato. É criar um texto que contenha informações cuja relevância seja indicada no próprio texto, destacando os avanços alcançados e que deixa o leitor saber qual conhecimento são oriundas de outras pesquisas já publicadas, qual conhecimento foi construído a partir da pesquisa desenvolvida e, quando houver, quais tópicos inovadores podem ser desenvolvidos para futuras pesquisas. Nas palavras de Rigo (2018, p. 494), “O desenvolvimento da escrita é uma arte que começa a tomar forma a partir do momento em que o aluno tem em mente o ‘desenho completo’ da mensagem que pretende transmitir.”

    Quando pensamos no contexto da teologia, a habilidade de escrever de forma acadêmica fará com que o indivíduo assimile cada vez mais as terminologias da área, a fim de manter um diálogo possível com outros pesquisadores. Isso possibilitará, inclusive, o desenvolvimento de fóruns de discussões para fomentar o conhecimento da área específica. Isso contribui para o corpo de conhecimento teológico e facilita o diálogo e a inovação no campo, até mesmo em debates interdisciplinares, facilitando as diferentes perspectivas nas pesquisas.

    Como a teologia lida com conceitos complexos e muitas vezes abstratos, a escrita acadêmica permite que esses conceitos sejam articulados de maneira clara e precisa, facilitando a compreensão e a disseminação de ideias teológicas. Penso que outro fator importante é que essa escrita promove o desenvolvimento do pensamento crítico e a capacidade de argumentação dos teólogos, que se tornam muitas vezes rasos por não terem boas arguições naquilo que pretendem discursar. Não podemos esquecer que a escrita acadêmica permite que os teólogos abordem questões contemporâneas e respondam a desafios sociais, éticos e culturais à luz da teologia cristã, dentro ou fora de suas comunidades de fé.

    RIGO, Rosa Maria et al. Escrita acadêmica: fragilidades, potencialidades e articulações possíveis. Revista de Educação PUC-Campinas, v. 23, n. 3, p. 489-499, 2018.

    2- Com base no artigo, quais são os principais obstáculos epistemológicos enfrentados por você na produção de um artigo científico? Cite pelo menos 2.

    Pessoalmente, acredito que os principais obstáculos epistemológicos que enfrento na produção acadêmica são:

    – Substancialismo, pois tenho a tendência de dar às substâncias poderes e virtudes que impedem o questionamento, podendo tomar uma definição como verdade, sem antes abrir possibilidades de questioná-la para melhorar suas definições possíveis.

    – O conhecimento geral, pois acredito que durante a escrita há uma tendência de fazer generalizações apressadas de um termo ou substância, criando um pré-conceito daquilo que estou avaliando e utilizando a mesma explicação para todos os casos.

  • Isaque

    Member
    05/06/2024 a 10:49

    1 – Qual a importancia da escrita acadêmica na formação superior, no contexto da área de conhecimento da Teologia?

    A escrita acadêmica desempenha um papel fundamental na formação superior, especialmente na área da Teologia. Aqui estão algumas razões importantes:

    1. Comunicação de ideias complexas: A Teologia lida com conceitos e debates complexos sobre a natureza de Deus, a religião e a espiritualidade. A escrita acadêmica permite que os estudantes articulem e comuniquem essas ideias de forma clara e precisa, facilitando o entendimento e o debate dentro da comunidade acadêmica.

    2. Desenvolvimento do pensamento crítico: Escrever de forma acadêmica na Teologia requer uma análise profunda de textos religiosos, teorias teológicas e debates contemporâneos. Esse processo ajuda os estudantes a desenvolverem habilidades de pensamento crítico, avaliando diferentes perspectivas e argumentando de forma lógica e fundamentada.

    3. Pesquisa e investigação: A escrita acadêmica incentiva os estudantes de Teologia a se engajarem em pesquisas rigorosas e aprofundadas sobre questões teológicas. Isso envolve a busca de fontes confiáveis, a avaliação crítica de evidências e a síntese de informações para desenvolver uma argumentação sólida.

    4. Contribuição para o corpo de conhecimento: Através da escrita acadêmica, os estudantes de Teologia têm a oportunidade de contribuir para o corpo de conhecimento da disciplina. Ao realizar pesquisas originais e produzir trabalhos acadêmicos, eles podem agregar novas perspectivas, insights e descobertas ao campo da Teologia.

    5. Preparação para carreiras acadêmicas e ministeriais: A capacidade de escrever de forma acadêmica é essencial para aqueles que desejam seguir carreiras acadêmicas na Teologia, como professores e pesquisadores. Além disso, muitos líderes religiosos e teólogos praticantes também se beneficiam da habilidade de expressar suas ideias de maneira clara e persuasiva através da escrita.

    6. 2- Com base no artigo, quais são os principais obstáculos epistemológicos enfrentados por você na produção de um artigo científico? Cite pelo menos 2

    • Viés de confirmação: Me encontro, por vezes, inclinado a buscar evidências que confirmem minhas próprias hipóteses e crenças prévias, ignorando ou subestimando informações que contradigam suas ideias. Isso, por vezes, pode comprometer a objetividade e a validade dos resultados.

    • Acessibilidade ao material: As vezes tenho dificuldade para acessar dados ou recursos necessários para conduzir minha pesquisa, principalmente por muitos artigos serem pagos, e na maioria das vezes em dólar, o que pode limitar a amplitude e a qualidade do trabalho realizado.

  • luiz

    Member
    05/06/2024 a 16:15

    1- Qual a importância da escrita acadêmica na formação superior, no contexto da área de conhecimento da Teologia?

    A escrita acadêmica é essencial para as graduações de ensino superior, essa ferramenta auxilia na elaboração dos textos e trabalhos que serão entregues pelos alunos durante as atividades de ensino superior, especialmente o Trabalho de Conclusão de Curso, famoso TCC. Qualquer que seja campus ou faculdade que se produza o material espera-se um nível de formalidade e técnica na escrita. Essa didática é fundamental para a faculdade de teologia, pois auxilia o crescimento do aluno em áreas de interpretação da bíblia, estrutura literária e facilita o entendimento da dinâmica dos textos bíblicos de cunho conotativo e denotativo, a escrita acadêmica insere mais credibilidade ao texto e baliza o leitor no propósito que o autor quis produzir o texto

    2- Com base no artigo, quais são os principais obstáculos epistemológicos enfrentados por você na produção de um artigo científico? Cite pelo menos 2.


    Obstáculo verbal – Tendência de associação de uma palavra concreta a uma abstrata, ou seja, o uso de metáforas e analogias antes da teoria.

    Conhecimento unitário e pragmáticoAs generalizações dão suporte para uma explicação pragmática ou utilitária de um fenômeno complexo.

    • This reply was modified 2 weeks , 5 days Há by  luiz.
  • Marcelo Galberto Marques

    Member
    09/06/2024 a 12:37

    Com base na leitura desse artigo e nas aulas 5, 6 e 7, reflita sobre os questionamentos a seguir, considerando o processo de escrita no contexto do curso de Bacharel em Teologia.

    1 – Qual a importância da escrita acadêmica na formação superior, no contexto da área de conhecimento da Teologia?

    Através da escrita acadêmica, o estudante busca as informações necessárias para resolver os questionamentos levantados. Além disso, através da escrita acadêmica, acontece o desenvolvimento crítico, reflexivo e coeso. Com a prática, os textos ficam mais fáceis de serem entendidos pelo leitor. Através da escrita acadêmica, o discente se vê cada vem mais obrigado a buscar informações sobre o assunto e assim ganha mais fundamentação teórica para comprovar as suas teses e também facilita na escrita e no entendimento do tema.

    2- Com base no artigo, quais são os principais obstáculos epistemológicos enfrentados por você na produção de um artigo científico? Cite pelo menos 2.

    Interpretação, análise crítica, formulação de argumentos e a estruturação do texto.

  • LuizCarlos

    Member
    09/06/2024 a 14:59

    Resposta 1.

    A escrita acadêmica é importante, pois a universidade é constituída pelos pilares do ensino, da pesquisa e da extensão. O objetivo é formar profissionais, produzir novos conhecimentos e compartilhar esses

    conhecimentos com a sociedade. Portanto, é nesse ambiente que os trabalhos acadêmicos têm

    sua importância. Eles oportunizam a sistematização das aprendizagens e o aprofundamento

    em diversos temas de interesse e de relevância na profissão.

    Resposta 2.

    As dificuldades apontadas pelos estudantes do Ensino Superior se justificam pela
    ausência de práticas de escrita frequentes e nas lacunas deixadas pela Educação Básica
    (CHRISTOFOLI; VITÓRIA, 2013).

    A experiência primeira: A experiência é colocada antes e acima da crítica, ou seja, dáse preferência às imagens e não às ideias.

    Conhecimento unitário e pragmático: As generalizações dão suporte para uma explicação pragmática
    ou utilitária de um fenômeno complexo.

  • GUILHERME

    Member
    09/06/2024 a 21:34

    1 – Qual a importancia da escrita acadêmica na formação superior, no contexto da área de conhecimento da Teologia?

    A escrita acadêmica é vital na formação superior em Teologia porque desenvolve habilidades críticas e analíticas, contribui para o avanço do conhecimento, prepara para carreiras diversas, promove a interação com tradições textuais e incentiva a originalidade. Por meio da escrita, os estudantes de Teologia não apenas consolidam seu aprendizado, mas também participam ativamente do diálogo e desenvolvimento contínuo da disciplina.

    2- Com base no artigo, quais são os principais obstáculos epistemológicos enfrentados por você na produção de um artigo científico? Cite pelo menos 2.

    Os obstáculos epistemológicos são a Experiência primeira, onde o autor tem dificuldade em se abster de sua experiência com o objeto pesquisado a preferindo referentemente em substrato a uma analise mais critica do objeto. O Obstáculo verbal onde o autor tende a associar uma palavra concreta a uma palavra abstrata.

  • Josué

    Member
    09/06/2024 a 23:08

    O objetivo principal, dito de forma simples de qualquer área do conhecimento, quando se encontra em um momento de atividade acadêmica é o de construir novos conhecimentos. Sendo assim, a escrita acadêmica traz em sua constituição a enorme responsabilidade de comunicar esse novo conhecimento produzido de forma clara, metodológica e em diálogo com aquilo que já se tem estabelecido na área estudada. Isso não poderia ser diferente com a teologia, que como área do conhecimento autônoma estuda a autorrevelação de Deus. Portanto, os trabalhos acadêmicos dessa área específica de conhecimento deverão ser apresentados com auto rigor, a fim de que os seus frutos acadêmicos possam interagir com as outras áreas do conhecimento.

    Por vezes encontrei dificuldades para a realização dos trabalhos acadêmicos, que como nos ensina o texto são classificados como obstáculos epistemológicos. Por exemplo, é muito comum a acomodação na experiência primeira, ou seja, parti da minha própria experiência para que se apresentasse as ideias. Esse erro facilmente ilude, e acabei concluindo o mesmo conhecimento geral, não acrescentando novo conhecimento.

    Foi bem instrutivo fazer essa reflexão.

  • ISAAC

    Member
    09/06/2024 a 23:12

    1 – Qual a importância da escrita acadêmica na formação superior, no contexto da área de conhecimento da Teologia?

    A escrita de artigos científicas desafia os pesquisadores, e potencializa o aprendizado; o processo de fazer e refazer, errar e acertar, leva o conteúdo à internalização, e reduz os desafios epistemológicos nos momentos de fazer o que foi estudado. Como dito no artigo: “Eles oportunizam a sistematização das aprendizagens e o aprofundamento em diversos temas de interesse e de relevância na profissão.”

    2- Com base no artigo, quais são os principais obstáculos epistemológicos enfrentados por você na produção de um artigo científico? Cite pelo menos 2.

    Fora a dificuldade advinda da falta de familiaridade com a produção de conteúdo acadêmico, pude notar que o conhecimento geral é um grande obstáculo; tendo a associar a mesma resposta a todas as questões encontradas. Nesse sentido, considero que o conhecimento unitário de pragmático é outro grande obstáculo. Embora não seja uma grande dificuldade, por vezes, a experiência primeira se torna um problema.

  • Sergio

    Member
    10/06/2024 a 21:09

    Com base na leitura desse artigo e nas aulas 5, 6 e 7, reflita sobre os questionamentos a seguir, considerando o processo de escrita no contexto do curso de Bacharel em Teologia.

    1 – Qual a importância da escrita acadêmica na formação superior, no contexto da área de conhecimento da Teologia?

    A escrita acadêmica desempenha um papel crucial na formação superior, especialmente no contexto da área de conhecimento da Teologia. Molda o pensamento crítico e a capacidade de argumentação, mas também promove a comunicação eficaz de ideias complexas e a integração de conhecimento.

    Serve como ferramenta de avaliação e validação do conhecimento adquirido e desempenha um papel vital na formação ética e moral dos futuros teólogos. Ao desenvolver a habilidade de argumentar com base em evidências e de apresentar raciocínios bem fundamentados. Esse processo é essencial para a construção de líderes religiosos e acadêmicos comprometidos com a verdade e a justiça.

    2- Com base no artigo, quais são os principais obstáculos epistemológicos enfrentados por você na produção de um artigo científico? Cite pelo menos 2.

    Ao desenvolver textos acadêmicos encontro dificuldade em superar “O conhecimento geral” e uso com frequência do “Substancialismo” em meus textos

Responder a: Eliene
Com base na leitura desse artigo e nas aulas 5, 6…
Cancelar
A sua informação:

Início da Discussão
0 de 0 respostas De junho de 2018
Agora