• Arthur

    Member
    06/05/2024 a 22:41

    QUESTÃO 1

    Leia o artigo “Citações em Artigos Científicos: O que são e porque importam”, no blog https://cienciaescrita.com/citacoes-em-artigos-cientificos-o-que-sao/ e o material Citações_e_referências -2024explique:

    • Quais os tipos de citações?
    • O que são as referências?
    • Por que as citações são importantes?

    QUESTÃO 2

    Com base no Tópico 3 sobre “Argumentação e exposição”, p. 67/71 do Livro – Hissa, Débora Liberato Arruda.2013, UAB-IFCE (textualidade), explique a importância das evidências na argumentação do texto acadêmico.

    Resposta

    Q1)

    – Os tipos de citação são as direta e indireta.

    – As referências são os dados que possibilitam ao leitor achar de onde foi retirado tal informação ou referência para o artigo.

    – São importantes para dar base para as afirmativas no artigo científico. Não se pode apenas afirmar algo, pois pode ser uma conclusão do autor. Com as citações se comprova que houve pesquisa e isto aumenta a autoridade do estudo e das afirmações.

    Q2) As evidências na argumentação são importante para convencer o leitor que o autor está com a verdade. Elas podem ser demonstradas por dados e fatos que comprovam ou demonstram aquilo que é dito pelo autor.

  • Daniel

    Member
    08/05/2024 a 20:13

    QUESTÃO 1

    – Quais os tipos de citações?

    Há dois tipos de citações:

    • Direta – é feita com as palavras do próprio autor do texto original. Ou seja, é uma transcrição dos exatos termos da fonte de pesquisa. Não é, portanto, a tradução de uma ideia, mas a utilização da ideia na íntegra.
    • Indireta – é utilizada quando quem está escrevendo o texto incorpora ideias do texto original, mas as apresenta com as suas próprias palavras. Então, acontece uma tradução ou uma explicação daquela ideia, para facilitar a compreensão de quem está lendo o texto.

    – O que são as referências?

    A referência bibliográfica conforme as normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas – é a indicação de autores, título, edição, local, editora e data de qualquer citação feita em um texto. Ou seja, é um conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificação individual.

    – Por que as citações são importantes?

    As citações são importantes para que se possa demonstrar a relevância, a inovação, a abrangência, a validade e a reprodutibilidade do estudo realizado. As citações dão credibilidade ao trabalho, assim, quanto mais confiável o trabalho é, maior é sua qualidade científica e técnica.

    QUESTÃO 2

    A importância das evidências na argumentação do texto acadêmico se dá principalmente pela apresentação dos fatos, independente de teoria ou de opinião pessoal, com o intuito de persuadir o interlocutor sobre determinado tema. O livro, citando Garcia, apresenta cinco tipos de evidência: fato, exemplo, ilustração, dados e testemunho. Quando selecionamos os fatos que iremos narrar, os dados, os exemplos que iremos expor e as ilustrações já estamos trabalhando a argumentação para o interlocutor, pois tudo isso nos darão um caráter de evidência a esse texto argumentativo, fornecendo uma base sólida para defender o ponto de vista do autor e refutar possíveis contestações.

    Além disso, podemos considerar que as evidências fornecem credibilidade ao argumento do autor, mostrando que suas afirmações são fundamentadas em fatos, dados ou fontes confiáveis. Isso ajuda a estabelecer a autoridade do autor no assunto em questão e aumenta a confiança do leitor na validade de seu argumento. Quanto mais convincentes forem as evidências apresentadas, mais provável será que o leitor concorde com o ponto de vista do autor.

  • Josué

    Member
    08/05/2024 a 23:17

    Questão 1: Os estudos acadêmicos procuram acrescentar conhecimento científico e isso é feito a partir de um cuidadoso estudo daquilo que já é referência acadêmica sobre o tema em discussão. Daí a grande importância da citação das fontes de pesquisa, que deve ser realizada em conformidade com as regras acadêmicas.

    Assim, temos a citação direta, que traz exatamente aquilo que está sendo citado, sem alterações no texto, e a citação indireta, que traz a informação com adaptações ou reformulações feitas por aquele que está citando.

    Questão 2: A argumentação é a apresentação de evidências que confirmam aquilo que se afirma ou se nega na proposição. São os fatos, os dados, os exemplos, as ilustrações e testemunhos, organizados de forma a dar caráter de evidência ao texto argumentativo. Essas evidências são necessárias para que o interlocutor possa chegar a mesma conclusão que se tem como objetivo na argumentação.

  • Marcelo Galberto Marques

    Member
    09/05/2024 a 15:27

    QUESTÃO 1

    Leia o artigo “Citações em Artigos Científicos: O que são e porque importam”, no blog https://cienciaescrita.com/citacoes-em-artigos-cientificos-o-que-sao/ e o material Citações_e_referências -2024 explique:

    <ul type=”disc”>

  • Quais os tipos de citações?
  • As citações podem ser diretas e indiretas.

    <ul type=”disc”>

  • O que são as referências?
  • São informações de uma determina fonte bibliográfica, onde foram retiradas ideias ou partes do texto, para se fazer uma resenha, um artigo, um TCC e outros.

    <ul type=”disc”>

  • Por que as citações são
    importantes?
  • As citações servem para dar credibilidade, sustentabilidade ao texto científico estudado. Servem para mostrar que aquele tema tem a sua relevância de ser estudado.

    QUESTÃO 2

    Com base no Tópico 3 sobre “Argumentação e exposição”, p. 67/71 do Livro – Hissa, Débora Liberato Arruda.2013, UAB-IFCE (textualidade), explique a importância das evidências na argumentação do texto acadêmico.

    RESPOSTAS

    Um texto ou a até mesmo uma conversa bem argumentada, serve para trazer o leitor ou o ouvinte para o lado do autor do texto ou do interlocutor. Através de um texto com fatos condizentes, experiências científicas ou até mesmo citações de outros autores que trazem a mesma ideia, faz com que o leitor mude de pensamento.

  • LuizCarlos

    Member
    10/05/2024 a 14:33

    Questão 1

    R. direta e indireta.

    R. Referencias são os dados bibliográficos de cada artigo/documento científico que serviu de fonte e que comprova a veracidade e a confiabilidade das informações. Na lista de referência, os dados bibliográficos indicam a revista, volume, data de publicação, título do artigo, nome dos autores e demais dados que permitem acessar cada referência.

    R. As citações são exenciais para demonstrar a validade,relevância, abrangência e inovação do estudo e obra produzida.

    Questão 2

    R.A argumentação é importante, pois com ela, o autor tenta convencer o interlocutor de que os
    argumentos por ele construídos são verdadeiros mediante a apresentação de razões,
    em face da exposição das provas, dados, estatísticas, datas que estão postas de forma
    consistente e coerente.

  • O fórum '3º Fórum de Leitura de Produção de Texto' está fechado para novas discussões e respostas.

    Início da Discussão
    0 de 0 respostas De junho de 2018
    Agora