Acessar AVA Forums Fórum de Teologia do Antigo Testamento Testemunho a respeito do Deus criador Responder a: Testemunho a respeito do Deus criador

  • Mário

    Member
    18/03/2024 a 17:35

    O povo eleito do Antigo Testamento serviu de testemunho do Deus criador para todas as demais nações, como modo válido do conhecimento de Deus criador, soberano sobre todas as coisas, por meio das manifestações divinas em favor de Israel: a libertação do Egito.

    Israel é o único povo na história das civilizações que conseguiu a sua libertação de forma independente, sem precisar da intervenção de outros povos. Tal fato, testemunha de forma formidável da manifestação divina sobre esse povo.

    O uso do verbo “bara”, “criar”, apresenta duas características singulares:

    1) O Deus de Israel é sempre o sujeito da ação. O verbo nunca é aplicado a uma divindade estrangeira. O verbo serve exclusivamente para caracterizar a ação criadora de Deus, distinguindo-a da ação humana;

    2) Nunca se menciona a matéria a partir da qual Deus cria. Além do mais, em Isaias 40-55, o verbo “barra” é usado para descrever tanto a obra divina do passado, como a do presente (Isaias 40,26.28: 42.5: 45.12.18) e do futuro (41,20, 45,8). No escrito sacerdotal, porém, o verbo “barra” usa-se tão somente para falar da criação das origens (Gn 1.1.21.27; 2.3s; 5.1s).