Acessar AVA Forums Fórum de Teologia do Antigo Testamento Testemunho a respeito do Deus criador Responder a: Testemunho a respeito do Deus criador

  • Samuel

    Member
    18/03/2024 a 18:18

    1 – O caminho seguido por Brueggemann, ao escrever a sua Teologia do Antigo Testamento (BRUEGGEMANN, 2014, p. 175-179), propõe que a Teologia do AT deve estar fundamentada no testemunho que o antigo Israel dá a respeito de Deus e do seu agir na vida da comunidade israelita. Leia o texto indicado e comente a respeito do testemunho como modo válido do conhecimento de Deus, de acordo com a perspectiva do autor.

    O texto do Antigo Testamento, segundo o autor, foca no discurso das comunidades que deram início ao que dizem os textos. Quando olhamos para o discurso, a pergunta não pode ser “O que aconteceu?”, mas sim, “O que foi dito?”. Assim, olhamos para o testemunho do povo de Israel e não para os fatos históricos propriamente ditos.

    O autor defende que estudar o discurso de Israel não descredibiliza em nada nosso objeto de estudo, pois ainda que seja limitado, não é modesto. Nesses textos existem muitos pronunciamentos à respeito de Deus.

    2 – O testemunho que Israel dá a respeito do Deus Criador é comunicado por meio de sentenças verbais. Essa ênfase nas sentenças indica que o interesse característico de Israel é a ação de Deus – a ação concreta e específica de Deus – e não seu caráter, natureza, ser ou atributos, exceto quando se evidenciam em ações concretas. Dentre os verbos mais importantes, citamos aqui o verbo bara’ (criar), asah (fazer) e yatsar (formar ou modelar). De acordo com o texto de Brueggemann ((BRUEGGEMANN, 2014, p. 213-299) a respeito do testemunho a respeito do Deus criador, comente a respeito da primazia do verbo bara’ sobre os demais verbos.

    Bara’ (Criar), é um verbo atribuído somente a Deus, mais nenhum outro ser tem pode ser sujeito desse verbo. Dessa forma, todos os outros verbos são inferiores e derivados do ato criativo de Deus, que somente Ele pode fazer. O testemunho de Israel sobre o SENHOR como Criador se refere ao seu poder definitivo para produzir um completo novo, algo impossível em quaisquer outros termos.