Acessar AVA Forums 1º Fórum da Disciplina Prática Ministerial. Definição e implicações da função pastoral Responder a: Definição e implicações da função pastoral

  • Kalley

    Member
    18/03/2024 a 20:04

    Leia o texto “O ministério pastoral à luz da Bíblia” (Lopes, Edson. et all) tendo em vista as definições e implicações do Ministério Pastoral;

    Considere a definição e implicações da função pastoral e, resumidamente, faça uma análise de como deve ser o encaramento do ministro em relação à condução do trabalho pastoral na igreja;

    Resposta: Inicialmente, deve atentar para viver e praticar, as qualificações apresentadas por Paulo em 1Tm 3.1-7.

    Entender que ele é servo. Um servo que deve estar pronto a servir o rebanho do Senhor com amor, humildade, procurando assumir suas maiores responsabilidades que é cuidar das ovelhas, alimentando-as e pregar a sã doutrina. Também ter preparo espiritual e acadêmico, ser amoroso, produzir o fruto do Espírito, ser um pastor presente, ser vocacionado, ser chamado por Deus, por meio do Espírito Santo, tendo sempre em mente que seu chamado é por Deus, e não pelos homens. Portanto, deve cuidar bem do rebanho sobre sua responsabilidade.

    Escolha um título bibliográfico (livro, revista ou web site) e apresente um texto que apoie sua análise (em caso de web sites, prime pela qualidade e confiabilidade).

    O que um pastor de verdade deve fazer?

    Pastores devem alimentar o seu povo com a Palavra, exortando-o na sã doutrina (Tito 1.9-10), anunciando-lhe todo o conselho de Deus (Atos 20.27). Pastores devem proteger o seu povo da falsa doutrina e daqueles que buscam desviá-lo (Atos 20.29-31). Pastores devem liderar o seu povo provendo-lhe um exemplo piedoso (Hebreus 13.7), equipando-o para o ministério (Efésios 4.12) e conduzindo com sabedoria os assuntos da igreja (1Timóteo 5.17). Pastores devem cuidar do seu povo provendo-lhe, com ternura, todo o conselho, ajuda e encorajamento que for necessário.

    Em uma palavra, pastores cuidam. Eles não apenas se preocupam com o seu povo, eles zelam por ele. Eles o conhecem. Eles o buscam. Eles dão ao seu povo o de que a sua alma precisa, mesmo quando o próprio povo não compreende nem deseja aquilo de que mais precisa.

    JAMIESON, Bobby. O que um pastor de verdade deve fazer? Disponível em: https://ministeriofiel.com.br/artigos/teologia-biblica-e-ministerio-pastoral. Acesso em: 18 mar. 2024.