Acessar AVA › Forums › 1º Fórum de Teologia Batista › 1º Fórum de Teologia Batista › Responder a: 1º Fórum de Teologia Batista
-
1 – João Smyth foi pastor anglicano entre 1600 e 1603, tornando-se então puritano e, mais tarde, em 1606, separatista. Com a grande perseguição estabelecida pelo rei Tiago I, e após muita discussão na congregação, houve a resolução de emigrarem para a Holanda.
Com base no texto de referência, O berço do movimento batista, responda as seguintes questões:
A – O que estava acontecendo na Inglaterra que provocou essa emigração para a Holanda?
Com a grande perseguição encetada por Tiago I, e após muita discussão na congregação, houve a resolução de emigrarem para a Holanda, onde havia liberdade para os protestantes adorarem a Deus “de acordo com suas próprias premissas”
B – O que João Smith e seu grupo desejavam encontrar na Holanda?
O desejo era reconstruir uma igreja de acordo com os padrões do Novo Testamento, através do batismo de todos os crentes professos. E ter mais liberdade de adorar a Deus, conforme as suas doutrinas.
C – Quem foi o seu auxiliar nesse desafio?
Tomás Helwys um auxiliar competente.
D – Em que ano aconteceu?
1607 e 1608
E – Quando e onde foi fundada a primeira igreja batista?
Spitafields, nas proximidades de Londres, ano de 1612,
2 – Tomás Helwys publicou um livro intitulado Breve declaração do mistério da iniquidade, publicado em 1612. Em uma das cópias do referido livro, há uma dedicatória ao rei Tiago I. A atitude de Hewys foi considerada muito ousada naquela época por encaminhar ao Rei da Inglaterra tal declaração, a ponto de levá-lo à prisão, onde veio a falecer.
– Descreva o conteúdo dessa dedicatória e se o mesmo está de acordo com os ideais de liberdade e democracia dos nossos dias?
Ouça, ó Rei, e não despreze o conselho do pobre, e permita que suas queixas cheguem até vós. O rei é um homem mortal e não Deus, portanto não tem poder sobre as almas imortais de seus súditos, para fazer leis e ordenanças para elas, e para estabelecer Senhores Espirituais sobre elas. Se o Rei tem autoridade para constituir Senhores e leis espirituais, então ele é um Deus imortal, e não um homem mortal. Ó rei, não seja seduzido pelos ímpios a pecar assim contra Deus, a quem deveis obedecer, nem contra vossos pobres súbditos, que devem e hão de obedecer-vos em todas as coisas com o corpo, vida e bens, ou senão deixe que suas vidas sejam tiradas da terra.
Deus Salve o Rei
De: Helwys.
Spittlefeild, próximo a Londres.
Está de acordo com os ideais de liberdade e democracia dos nossos dias?
Em relação a democracia em nosso país a igreja tem a liberdade de cultuar a Deus, mas em outros países não acontece assim, em alguns países os crentes não tem liberdade para adorar a Deus. Os governantes desses países criam leis e impõe a aceitação das pessoas para seguirem as religiões que eles defendem. Sendo assim, nem todos os países tem a liberdade de cultuar a Deus, ao ponto que são impostas severas punições para quem faz o contrário das leis do país.