Acessar AVA › Forums › 1º Fórum da Disciplina Prática Ministerial. › Definição e implicações da função pastoral › Responder a: Definição e implicações da função pastoral
-
O autor apresenta muito fielmente às escrituras as características peculiares do ministério pastoral. Observando algo posto que sempre me chama a atenção, citando Paulo “aquele que deseja o pastorado…”, em muitas conversas com amigos vocacionados percebo que para uma boa parte destes o sentimento inicial não era de desejo à função, mas de medo e preocupação quanto às obrigações que o autor pontua de forma exemplar. Por outro lado percebo que alguns que dizem desejar tal vocação, desconhecem as nuances fundamentais expostas no texto, e parecem desejar por satisfação pessoal, em geral, pela posição de destaque. Por isso devemos estar sensíveis ao chamado vocacional do Espírito Santo para nossas vidas, e, corroborando com o autor, a igreja local deve ser testemunha dessa vocação ao analisar a conduta do propenso presbítero.
Concluindo, como vocacionado que passou pelo processo de aceitação do chamado (se posso assim dizer), creio que somente o entendimento da verdade que estamos sob a autoridade de Cristo para exercer essa missão nos levará a encontrar a paz para formação do caráter apresentado por Paulo, a fim de sermos excelentes na excelente obra.