Acessar AVA Forums Fórum de Teologia do Antigo Testamento Testemunho a respeito do Deus criador Responder a: Testemunho a respeito do Deus criador

  • Domingos Savio

    Member
    21/03/2024 a 21:31

    FÓRUM – 14/03/24

    Leia atentamente as orientações para Discussão.

    1 – O caminho seguido por Brueggemann, ao escrever a sua Teologia do Antigo Testamento (BRUEGGEMANN, 2014, p. 175-179), propõe que a Teologia do AT deve estar fundamentada no testemunho que o antigo Israel dá a respeito de Deus e do seu agir na vida da comunidade israelita. Leia o texto indicado e comente a respeito do testemunho como modo válido do conhecimento de Deus, de acordo com a perspectiva do autor.

    Pois nesse texto há abundante pronunciamento sobre Deus, grande parte dele nos lábios de Israel, parte dele nos lábios de Deus, e outra parte nos lábios dos adversários de Deus (e de Israel). Israel nos Salmos, a atividade principal é 0 discurso. Usam-se expressões como “celebrai com júbilo” (SI 100,1), “cantarei” (SI 101,1); “dizia eu na minha prosperidade” (SI 30,6); “Por ti, Senhor, clamei” (SI 30,8). Sugiro que a maior rubrica sob a qual podemos considerar 0 discurso de Israel sobre Deus é a de testemunho. Assim, não considero o testemunho simplesmente como uma conveniência fácil ou sagaz para minha exposição, mas como uma forma apropriada de reproduzir a prática do antigo Israel.

    Creio que é o texto é válido como testemunho, porque o auto cita passagens do Antigo Testamento que demonstra o povo de Israel, falando sobre Deus, sobre o relacionamento do povo de Israel com Deus. Os Salmos é uma demonstração desse relacionamento do povo de Israel com Deus, e esse relacionamento vai trazer o testemunho sobre Deus, em consequência desse testemunho conseguimos perceber o agir de Deus na comunidade de Israel.

    2 – O testemunho que Israel dá a respeito do Deus Criador é comunicado por meio de sentenças verbais. Essa ênfase nas sentenças indica que o interesse característico de Israel é a ação de Deus – a ação concreta e específica de Deus – e não seu caráter, natureza, ser ou atributos, exceto quando se evidenciam em ações concretas. Dentre os verbos mais importantes, citamos aqui o verbo bara’ (criar), asah (fazer) e yatsar (formar ou modelar). De acordo com o texto de Brueggemann ((BRUEGGEMANN, 2014, p. 213-299) a respeito do testemunho a respeito do Deus criador, comente a respeito da primazia do verbo bara’ sobre os demais verbos.

    A primazia do verbo bara’ manifesta o poder de Deus na criação, tudo foi Deus que criou, essa primazia vai demonstrar um Deus que pode todas as coisas, ele cria algo onde não existia nada. Podemos perceber um age na criação. Tudo o que o homem faz é cópia do que Deus criou. O verbo bara identifica um processo divino na criação. Deus à existência todas as coisas.1º Fórum de discussão dos alunos matriculados na disciplina Teologia do Antigo Testamento