Acessar AVA Forums 1º Fórum de Teologia Batista 1º Fórum de Teologia Batista Responder a: 1º Fórum de Teologia Batista

  • JANETTE

    Member
    22/03/2024 a 17:15

    Com base no texto de referência, <em style=”background-color: var(–bb-content-background-color); font-family: inherit; font-size: inherit; color: var(–bb-body-text-color);”>O berço do movimento batista, responda as seguintes questões:

    A – O que estava acontecendo na Inglaterra que provocou essa emigração para a Holanda?

    Estava ocorrendo uma perseguição aos cristãos protestantes, por parte de Tiago 1.

    B – O que João Smith e seu grupo desejavam encontrar na Holanda?

    Eles desejavam ter mais liberdade para adorar a Deus, “de acordo com suas próprias premissas.” Também desejavam reconstruir uma igreja de acordo com os padrões do Novo Testamento, através do batismo de todos os crentes professos.

    C – Quem foi o seu auxiliar nesse desafio?

    Tomás Helwys, que era Advogado. Em 1600, exerceu as funções de “leitor” na cidade de Lincoln; e em 1602, foi demitido porque algumas coisas que dizia nas suas pregações desagradaram seus ouvintes e mantenedores. Em 1606, aliou-se a uma congregação separatista, que se reunia na cidade de Gainsborough. Escreve vários trabalhos e o livro intitulado Breve declaração do mistério da iniqüidade.

    D – Em que ano aconteceu?

    Entre 1607 e 1608

    E – Quando e onde foi fundada a primeira igreja batista?

    Foi fundada em 1612, em Spitafields, nas proximidades de Londres.

    2 – Tomás Helwys publicou um livro intitulado Breve declaração do mistério da iniquidade, publicado em 1612. Em uma das cópias do referido livro, há uma dedicatória ao rei Tiago I. A atitude de Hewys foi considerada muito ousada naquela época por encaminhar ao Rei da Inglaterra tal declaração, a ponto de levá-lo à prisão, onde veio a falecer.

    – Descreva o conteúdo dessa dedicatória e se o mesmo está de acordo com os ideais de liberdade e democracia dos nossos dias?

    Helwys afirmou que “o rei é um homem mortal, e não Deus, pelo que não tem poder sobre as almas imortais de seus súditos, para fazer leis e ordenanças para elas e para impor senhores espirituais sobre elas”

    Tal dedicatória está de acordo com os ideais de liberdade e democracia dos nossos dias. No Brasil, temos liberdade religiosa, o direito de professar qualquer religião, opinião e ensino. No art. 5º da Constituição, a liberdade religiosa abrange conceitos de liberdade de crença, de culto e de organização. O cidadão brasileiro não tem seus direitos civis e políticos violados por questão religiosa. Enquanto em alguns Países, não há liberdade religiosa, como por exemplo, China e índia, e dentre outros. Restringir a liberdade religiosa é o fim da democracia.