Acessar AVA Forums Fórum de Teologia do Antigo Testamento Testemunho a respeito do Deus criador Responder a: Testemunho a respeito do Deus criador

  • Josué

    Member
    22/03/2024 a 19:29

    1. Walter Brueggemann, considerando em seu estudo, que o conhecimento que se pode obter de Deus no Antigo Testamento, na verdade não se encontra apresentado em definições e conceitos, mas se extrai das ações de Deus em relação ao povo de Israel, sendo expressadas por discursos ora do povo israelita ora do próprio Deus ora dos inimigos, de um modo ou de outro, todos integrando narrativas da história israelita, das quais não se poderia extrair claramente a “historicidade” ou a “ontologia”, conclui que a abordagem que se deve ter, ao estudar a teologia do AT, é aquela que considere esses discursos e narrativas como testemunho. E esse testemunho é valido para conhecimento e certeza, porque reproduz a prática de Israel, expressando até mesmo as controvérsias, a verdade em crise. O testemunho se torna a evidência do fato, não podendo se desprezado como fonte.

    2. Os israelitas se diferenciam dos povos ao seu redor ou anteriores ao falar da criação. Quando esses povos tratavam desse tema, o relacionavam, por exemplo, à motivações políticas de reis passageiros, que perecendo, não poderiam serem considerados responsáveis pela grandeza da criação. Então, Israel, em mobilização pela fé da criação apresenta Javé, o seu Deus, que se revelou em ações, e que é eterno, o verdadeiro criador dos céus, da terra, dos povos e de tudo o que existe. Assim, o verbo bara’ (criar) tem como único sujeito o Deus que é eterno, sendo os outros verbos apoiadores paralelos e uma indicação da ação contínua de Javé.