Acessar AVA › Forums › 1º Fórum da Disciplina Prática Ministerial. › Definição e implicações da função pastoral › Reply To: Definição e implicações da função pastoral
-
Em seu texto, Lopes faz uma brilhante compilação de referências bíblicas e de textos de outros teólogos para descrever o que se espera ou como deve ser a conduta daquele que tem o chamado pastoral.
No trecho destacado, podemos observar a necessidade do pastor ser também dado ao serviço. Vemos que o autor também ressalta a fala de MacArthur quando este diz que “o chamado daqueles a quem Deus designa como líderes não é para posição de reis, mas de humildes escravos; não de celebridades refinadas […] nenhum líder de igreja tem o direito de se considerar elite pastoral”.
Sendo assim, podemos concluir que o pastor deve ser também modelo de serviço e de homem disponível para atender às necessidades dos demais membros de sua igreja. Deve ainda ensinar e ter o cuidado de compor uma equipe de líderes e de diáconos que também possuem a vontade e desejo de servir e não apenas de ocupar cargos.
Aproveito para destacar um trecho do livro “Segredos da liderança de Paulo”, do pastor e teólogo Elizeu Rodrigues, onde o autor discorre sobre algumas características do Apóstolo Paulo. Segundo RODRIGUES (2019, pág. 73) “as pessoas conheciam bem Paulo e seu ministério. Ele não era uma celebridade remota ou um líder indiferente. Andava entre os cristãos e os servia. […] Não aceitava ser um líder distante e secreto. Seu endereço era conhecido. Paulo era real e acessível. Não se sentia um chefe sobre as pessoas, porque era um pastor entre as ovelhas.”
Referência:
RODRIGUES, Elizeu. Segredos da Liderança de Paulo. Goiânia: Editora Visão, 2019.
- This reply was modified 10 months ago by Allison.