Acessar AVA Forums 1º Fórum da Disciplina Prática Ministerial. Definição e implicações da função pastoral Responder a: Definição e implicações da função pastoral

  • Allison

    Member
    22/03/2024 a 20:22

    Em seu texto, Lopes faz uma brilhante compilação de referências bíblicas e de textos de outros teólogos para descrever o que se espera ou como deve ser a conduta daquele que tem o chamado pastoral.

    No trecho destacado, podemos observar a necessidade do pastor ser também dado ao serviço. Vemos que o autor também ressalta a fala de MacArthur quando este diz que “o chamado daqueles a quem Deus designa como líderes não é para posição de reis, mas de humildes escravos; não de celebridades refinadas […] nenhum líder de igreja tem o direito de se considerar elite pastoral”.

    Sendo assim, podemos concluir que o pastor deve ser também modelo de serviço e de homem disponível para atender às necessidades dos demais membros de sua igreja. Deve ainda ensinar e ter o cuidado de compor uma equipe de líderes e de diáconos que também possuem a vontade e desejo de servir e não apenas de ocupar cargos.

    Aproveito para destacar um trecho do livro “Segredos da liderança de Paulo”, do pastor e teólogo Elizeu Rodrigues, onde o autor discorre sobre algumas características do Apóstolo Paulo. Segundo RODRIGUES (2019, pág. 73) “as pessoas conheciam bem Paulo e seu ministério. Ele não era uma celebridade remota ou um líder indiferente. Andava entre os cristãos e os servia. […] Não aceitava ser um líder distante e secreto. Seu endereço era conhecido. Paulo era real e acessível. Não se sentia um chefe sobre as pessoas, porque era um pastor entre as ovelhas.”

    Referência:

    RODRIGUES, Elizeu. Segredos da Liderança de Paulo. Goiânia: Editora Visão, 2019.

    • This reply was modified 2 months Há by  Allison.