Acessar AVA Forums 1º Fórum da Disciplina Prática Ministerial. Definição e implicações da função pastoral Responder a: Definição e implicações da função pastoral

  • Arthur

    Member
    24/03/2024 a 19:03

    O ministério pastoral deve ser exercido a luz da Bíblia. Existe a tentação de exercer o ministério pela ótica consumista de oferecer o que o povo pede, ou até o que as igrejas pedem. As Sagradas Escrituras são cheias de ensinamentos e exemplos de como o pastor deve se portar. Além disso, até a nomeação, ordenamento de novos pastores deve ser feita com a Bíblia para averiguar se os candidatos estão em concordância com a Bíblia, pois o pastor não é apenas algo nobre, é exigido grande responsabilidade.

    O pastor é aquele que está presente na vida da igreja, na vida das ovelhas, as apascenta. Aquele que não está presente na vida da ovelha, mas prega a Palavra pode ser um conferencista, mas não deve ser chamado de pastor segundo a Bíblia. O pastor não é uma função que provém dos homens, mas de Deus. Deus é quem suscita no homem o desejo de ser pastor. Não é um seminário ou um curso teológico que o fará ser um pastor, ainda que o preparo seja importante.

    O pastor deve viver sua vida e ministério para agradar a Deus. Em seguida ele vive para apascentar as ovelhas. Pregar o evangelho e não tentar diluir as verdades ou amenizar para agradar sua audiência. Pelo contrario, é necessário coragem e ousadia para não viver agradando os homens, nem mesmo com sua eloquência. Ele precisa ser alguém que cuida de sua família, a governa bem para então governar bem a Igreja do Senhor. Sua vida deve ser exemplo para os cristãos e também para os de fora. Não deve ter seu nome envolvido em nada que possa causar escândalo para os de dentro e os de fora. Imprescindível é que o pastor viva com o entendimento que Deus é o Supremo Pastor da Igreja e que as ovelhas do Senhor foram confiadas ao pastor e assim ele cuida e zela por elas na pregação do Evangelho e da verdade junto de oração. Pois bem sabe que o Pastor retornará.

    https://ministeriofiel.com.br/artigos/o-verdadeiro-chamado-biblico-do-pastor/