Acessar AVA › Forums › 1º Fórum de Teologia Batista › 1º Fórum de Teologia Batista › Reply To: 1º Fórum de Teologia Batista
-
1 – João Smyth foi pastor anglicano entre 1600 e 1603, tornando-se então puritano e, mais tarde, em 1606, separatista. Com a grande perseguição estabelecida pelo rei Tiago I, e após muita discussão na congregação, houve a resolução de emigrarem para a Holanda.
Com base no texto de referência, O berço do movimento batista, responda as seguintes questões:
A – O que estava acontecendo na Inglaterra que provocou essa emigração para a Holanda?
Perseguição iniciada pelo rei Tiago I contra outras denominações.
B – O que João Smyth e seu grupo desejavam encontrar na Holanda?
Liberdade para os protestantes adorarem a Deus sob sua própria premissa.
C – Quem foi o seu auxiliar nesse desafio?
O auxiliar foi Tomás Helwys.
D – Em que ano aconteceu?
A viagem para Amsterdã ocorreu em 1607 e 1608.
E – Quando e onde foi fundada a primeira igreja batista?
Em 1609 e em Amsterdã.
2 – Tomás Helwys publicou um livro intitulado Breve declaração do mistério da iniquidade, publicado em 1612. Em uma das cópias do referido livro, há uma dedicatória ao rei Tiago I. A atitude de Hewys foi considerada muito ousada naquela época por encaminhar ao Rei da Inglaterra tal declaração, a ponto de levá-lo à prisão, onde veio a falecer.
– Descreva o conteúdo dessa dedicatória e se o mesmo está de acordo com os ideais de liberdade e democracia dos nossos dias?
A dedicatória ao rei Tiago I dizia que o rei é um mortal e não Deus, assim ele não podia ter poder sobre as almas humanas, portanto não poderia fazer leis nem decretos sob as almas humanas e nem impor senhores espirituais sobre elas.
Esta dedicatória esta de acordo com nossos ideais de liberdade e democracia nos dias de hoje, pois não há lei promulgada pelos governantes do Brasil que seja direcionada para as almas dos brasileiros e nem de nenhuma outra nação.