Acessar AVA Forums 1º Fórum da Disciplina Prática Ministerial. Definição e implicações da função pastoral Responder a: Definição e implicações da função pastoral

  • JANETTE

    Member
    24/03/2024 a 21:42

    O ministro em relação à condução do trabalho pastoral na igreja deve ter autoridade, respeito, disposição para servir com humildade, comprometimento com a Escritura, instruir pessoas para delegar funções na igreja para que não se concentre todas as atividades essenciais e secundárias no Ministro, e o mais importante se esvaziar e se encher do Espírito Santo, por meio da oração continuamente. Geralmente existem pastores que tem a função de resolver as questões pessoais, familiares, financeiras, psicológicas e espirituais de suas ovelhas, e deixam em segundo plano as áreas da sua vida familiar, psicológica, física, e espiritual, e acabam ficando exaustos e adoecendo.

    No livro de Êxodo 18: 13-16, Moisés atendia sozinho todas as questões do povo no deserto, de manhã até o pôr do sol; e não instruiu pessoas para ajudá-lo a resolver as questões, e seu sogro Jetro viu o que ele fazia e o aconselhou. Portanto, Moisés não dedicava tempo para a sua área familiar, psicológica, física e espiritual, e provavelmente Moisés estava exausto.

    Segundo o autor Wayne Cordeiro, no livro andando de tanque vazio, afirma que se encontrava gerenciando mais do que ser líder e que seu ministério se tornou árduo, pois, estava exausto.