Acessar AVA Forums 1º Fórum da Disciplina Prática Ministerial. Definição e implicações da função pastoral Responder a: Definição e implicações da função pastoral

  • [email protected]

    Member
    25/03/2024 a 12:45

    Definição e implicações da função pastoral

    A missão de todo pastor é dada por Deus, e para ser um pastor deve seguir o exemplo de Cristo, que é o nosso bom pastor, Jesus veio como servo, o pastor deve ser servo de Deus e também servir as ovelhas, ensinando a Palavra de Deus com amor, orando pelo rebanho, ser exemplo de humildade vivendo a palavra, confrontar o pecado e edificar a igreja, ter preparo acadêmico e buscar sempre se aperfeiçoar na busca de uma vida espiritual cheia do Espírito Santo.

    “Um pastor não é chamado para realizar programas para as multidões; também não é chamado para fazer tudo e tentar agradar a todos. Deus é aquele que chama pastores ao ministério, e os detalhes específicos desse chamado são definidos com clareza na Bíblia. A única maneira pela qual um pastor pode evitar essas armadilhas é permanecer firme durante toda sua vida e seu ministério é saber o que Deus o chamou verdadeiramente para fazer…e fazê-lo! O apóstolo Pedro exorta os pastores/presbíteros a pastorear, u seja, cuidar do povo de Deus:

    Pastorear o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por solida ganância, mas de boa vontade; nem como dominadores dos que vós foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho. Ora, logo que o Supremo Pastor se manifestar, recebereis a imarcescível coroa de glória.

    CROFT, Brian. O Ministério do Pastor. Ed Fiel. 2021. P. 19-20.