Acessar AVA Forums 2º Fórum de Teologia Batista Pacto das Igrejas Batistas Responder a: Pacto das Igrejas Batistas

  • Filipe

    Member
    15/04/2024 a 22:20

    QUESTÃO 1

    QUESTÃO 1

    A sua denominação ou igreja possui um documento de compromisso dos seus membros? Se afirmativo, cite o nome desse documento. Caso negativo, comente se acha importante a construção desse documento?

    Sim, Pacto das Igrejas Batistas. Foi escrito por John Newton Brown em 1853, foi o que, certamente, mais influenciou as igrejas Batistas do Sul dos EUA (nossos pais pioneiros aqui no Brasil). John Newton Brown havia também participado da elaboração da Declaração Doutrinária produzida pelos Batistas americanos no estado de New Hampshire em 1833. Assim, quando os primeiros missionários Batistas chegaram ao Brasil (o casal Bagby e o casal Taylor), uma de suas primeiras atitudes, tão logo haviam iniciado a nova Igreja Batista da Bahia, em Salvador (1882), foi traduzir para o português os dois documentos que serviriam como padrão doutrinário, ético e moral para os Batistas Brasileiros: a Declaração Doutrinária de New Hampshire(que nos serviu até o ano de 1982/1983, quando, foi atualizada e substituída pelo Pacto das Igrejas Batistas.

    QUESTÃO 2

    Com base no texto de referência, Pacto das igrejas batistas:

    1. a) Descreva o que mais lhe chamou a atenção no texto (Mínimo de 3 linhas).

    O seu caráter pedagógico no que tange ao caráter e ética são presentes: “ser corretos em nossas transações, fiéis em nossos compromissos, exemplares em nossa conduta e ser diligentes nos trabalhos seculares; evitar a detração, a difamação e a ira”. O testemunho sem dúvida é uma das marcas dos batistas.

    2. b) Comente sobre os seguintes compromissos citados no Pacto referentes a:

    • Unidade cristã;

    A unidade cristã é um dos pilares dos Batistas, pois a unidade fortalece a igreja no conhecimento da Palavra, na santidade, no conforto mútuo e na espiritualidade individual e coletiva da comunidade.

    • Contribuição para o sustento da igreja e sua missão evangelizadora;

    Os Batistas do Brasil foram gerado através de Missões, com a chegada dos primeiros missionários Batistas , os casais Bagby e Taylor foram patrocinados para chegar até o Brasil, desta forma, os batistas primam pelo expansão do Evangelho através da Evangelização, através da manutenção da igreja com dízimos e ofertas.

    • Compromisso da prática da devoção particular;

    A devoção particular é o cuidado que o cristão deve ter com seu corpo e espírito, buscando sempre o crescimento espiritual e a saúde física, buscando condenar os vícios, e procurando sempre conduzir sua família nos princípios e fundamentos bíblicos.

    • Ao se mudar para outra localidade, assumir o compromisso de se unir a outra Igreja da mesma fé e ordem?

    Os Batistas possuem uma doutrina forte e consolidada, através do Espírito Santo, que declaram e uníssono que Jesus Cristo é o único e suficiente Salvador, são batizados, sob profissão de fé, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Esse fundamento faz com que o Batista sempre procure uma Igreja Batista da Convenção Batista Brasileira para congregar, pois terá certeza de que ali terá como vetor de conhecimento a bíblia sagrada, o Pacto das Igrejas Batistas, a Declaração Doutrinária Batista e os Princípios Batistas.

    • This reply was modified 2 months , 1 week Há by  Filipe.