Acessar AVA › Forums › 2º Fórum de Teologia Batista › Pacto das Igrejas Batistas › Reply To: Pacto das Igrejas Batistas
-
QUESTÃO 1
A sua denominação ou igreja possui um documento de compromisso dos seus membros? Se afirmativo, cite o nome desse documento. Caso negativo, comente se acha importante a construção desse documento?
Resposta: Sim, a igreja na qual estou congregando, além de subscrever o Pacto das Igrejas Batistas, também dispõe de um Estatuto, onde é descrito os direitos e deveres dos membros.
QUESTÃO 2
Com base no texto de referência, Pacto das igrejas batistas:
a) Descreva o que mais lhe chamou a atenção no texto (Mínimo de 3 linhas).
Resposta: Percebe-se claramente o zelo pela obra missionaria e a evangelização dos povos, também a questão do cuidado entre os irmãos, e preocupação pelo testemunho junto à sociedade.
b) Comente sobre os seguintes compromissos citados no Pacto referentes a:
b.1 Unidade cristã
Resposta: Deve-se conscientizar os membros da igreja em preservar a unidade cristã, pois isso contribuí para o fortalecimento da igreja, perseverando na doutrina e no cuidado entre os irmãos.
b.2 Contribuição para o sustento da igreja e sua missão evangelizadora
Resposta: Percebe-se claramente entre as igrejas batistas a preocupação pelo sustento da igreja e a missão evangelizadora, pela manutenção de diversas frentes missionárias, tais como as Junta Nacional e a Junta Mundial de Missões, bem como outros projetos missionários mantidos por igrejas locais.
b.3 Compromisso da prática da devoção particular
Resposta: O Pactos das Igrejas Batistas enfatiza a disciplina espiritual da devoção pessoal, buscando uma relacionamento mais íntimo com Deus, a maturidade , evitar os vícios, e procurando sempre conduzir seus membros na prática do discipulado.
b.4 Ao se mudar para outra localidade, assumir o compromisso de se unir a outra Igreja da mesma fé e ordem?
Resposta: Este tópico esta relacionando com a unidade da igreja, pois os membros são orientados em caso de mudança, procurar uma igreja batista no local de destino, pois manterá a sua comunhão com a denominação e poderá continuar servido em prol do crescimento da igreja batista.