Acessar AVA Forums 2º Fórum de Teologia Batista Para resposta ao 2º Fórum Responder a: Para resposta ao 2º Fórum

  • Daniel

    Member
    17/04/2024 a 16:42

    QUESTÃO 1

    Sim, além de seguir o Pacto das Igrejas Batistas, há também o Estatuto, no qual é exposta a conduta que os membros devem ter para com a igreja e as responsabilidades que lhes são requeridas.

    QUESTÃO 2

    Com base no texto de referência, Pacto das igrejas batistas:

    1. a) É interessante que o pacto abrange todas as esferas da vida, reforçando que a vida cristã não é alienada, que o cristão batista deve ser cristão onde for, deve buscar uma conduta irrepreensível em qualquer lugar, sendo, de fato, testemunhas vivas de Cristo Jesus.
    2. b) Comente sobre os seguintes compromissos citados no Pacto referentes a:
    • A concepção do pacto somente é possível pela unidade Cristão, é a pessoa de Cristo que garante a unidade e igualdade entre os pares. Sem tal unidade, o pacto é insustentável.
    • A igreja nunca foi um fim em si mesma, não é um clube que visa a autopreservação. Sendo a Igreja uma obra do Senhor a fim de glorificar e compartilhar a glória do Pai na pessoa do Filho, por meio do Espírito, os membros devem garantir a manutenção do corpo, de seus ministérios e de suas despesas, visando cumprir a ordem dada por Cristo de evangelizar o mundo.
    • A igreja, ainda que uma só, é formada por indivíduos. Usando da analogia de Paulo em 1Co 12, cada membro pertence à unidade, mas não eles só a unidade, portanto é responsabilidade de cada um preservar-se para garantir a unidade, o cuidado de si é o cuidado também dos demais e o descuido de si é descuido dos demais.
    • Sendo a evangelização sua missão, a igreja está espalhada pelo mundo, mas mantendo a unidade em cristo, portanto, ao se mudar para outra localidade, é dever do cristão assumir o compromisso de se unir a outra Igreja da mesma fé. Quanto à mesma ordem, acredito ser mais uma recomendação que facilita o encontro da mesma fé.
    • This reply was modified 2 months , 1 week Há by  Daniel.