Acessar AVA Forums 2º Fórum de Teologia Batista Para resposta ao 2º Fórum Responder a: Para resposta ao 2º Fórum

  • Arthur

    Member
    21/04/2024 a 17:30

    QUESTÃO 1

    A sua denominação ou igreja possui um documento de compromisso dos seus membros? Se afirmativo, cite o nome desse documento. Caso negativo, comente se acha importante a construção desse documento?

    QUESTÃO 2

    Com base no texto de referência, Pacto das igrejas batistas:

    1. a) Descreva o que mais lhe chamou a atenção no texto (Mínimo de 3 linhas).
    2. b) Comente sobre os seguintes compromissos citados no Pacto referentes a:
    • Unidade cristã;
    • Contribuição para o sustento da igreja e sua missão evangelizadora;
    • Compromisso da prática da devoção particular; e
    • Ao se mudar para outra localidade, assumir o compromisso de se unir a outra Igreja da mesma fé e ordem?

    Questão 1

    A igreja da qual sou membro não possui um documento de compromisso dos seus membros. A construção deste documento é importante para que os membros saibam quais são as doutrinas e confissão de fé da igreja que são membros. Isso auxilia ambas as partes, pois aqueles que desejam se tornar membros de tal igreja podem conferir se há alguma discordância doutrinária ou na confissão de fé. Com este documento, os membros podem saber aquilo que se espera deles em tal denominação e quais compromissos eles devem cumprir.

    Questão 2

    a) Me chamou a atenção que aqueles que escreveram tinham a consciência de estarem fazendo tal pacto não só diante dos homens, mas diante de Deus e que este é testemunha do que eles estavam se comprometendo a cumprir. Logo em seguida, o compromisso dos ministros e também de cada membro.

    b)

    Somente é possível manter verdadeira unidade se estiverem unidos no amor cristão que procede de Deus e que cada um esteja disposto a fazer a sua parte. Para começar o pacto eles já descrevem que o firmaram em unanimidade.

    A forma com que eles estariam contribuindo para o sustento da igreja e da obra minissionária era de forma liberal, algo voluntário deles, não imposto, nem de forma forçada. O acordo é que cada um faria sua parte para que nada disso parasse.

    A devoção particular deve ser praticada por cada um e abrange todas as áreas da vida de uma pessoa. A saúde, nos relacionamentos e em específico a família ao educar os filhos no caminho e também procurando a salvação dos parentes, na conduta no meio secular no trabalho e na forma de se fazer comércio. Evitando tudo aquilo que pode se levar a difamação. Tudo isto em vista a expansão do Reino de Deus.

    Em caso de mudança de localidade procurar uma igreja da mesma fé e ordem se deve para que já se saiba o que fazer e o que esperar dos membros da igreja.