Acessar AVA Forums 2º Fórum de Teologia Batista Para resposta ao 2º Fórum Responder a: Para resposta ao 2º Fórum

• [email protected]

Member
    21/04/2024 a 17:30

Por Kleriston Cristiano Alves Barbosa

PACTO DAS IGREJAS BATISTAS

QUESTÃO 1

A sua denominação ou igreja possui um documento de compromisso dos seus membros? Se afirmativo, cite o nome desse documento. Caso negativo, comente se acha importante a construção desse documento?

RESPOSTA: Minha igreja não possui um documento de compromisso como esse; temos um Manual do membro com as normas de convívio, porém não tão específico, sucinto, direto e claro como esse. Acho interessante a proposta de criação de algo claro e direto, pois o Manual do Membro acaba se tornando grande demais para se averiguar o cumprimento e compromisso.

QUESTÃO 2

Com base no texto de referência, Pacto das igrejas batistas:

1. a) Descreva o que mais lhe chamou a atenção no texto (Mínimo de 3 linhas).

RESPOSTA:

A) O que mais me chamou a atenção foi o fato de ressaltar a importância de comportamentos individuais como: andar unidos no amor, conhecimento da palavra, santidade, devoção particular, condenar vícios e educar os filhos; geram impacto transformador e positivo no coletivo da igreja, é como se houvesse, e realmente há, o entendimento de que cada membro contribui favoravelmente para o desenvolvimento e manutenção do corpo como em Romanos 12.

2. b) Comente sobre os seguintes compromissos citados no Pacto referentes a:

RESPOSTA

• Unidade Cristã; –
      Está é fundamental, principalmente para nutrir o sentimento de corpo, pertencimento e unidade em Cristo; esse sentimento uma vez nutrido, traz a ideia de proteção, abrigo e segurança.
    • Contribuição para o sustento da igreja e sua missão evangelizadora; –
      Esse compromisso não poderia faltar, uma vez que fomos todos comissionados a esse ministério. Desta forma percebo que, sendo um cristão com ações individuais saudáveis, cumprir o vocacionado fica quase que natural, no sentido de consequente, um fato que gera o outro, ou seja, uma vez estando saldável eu naturalmente colabora com a missão evangelizadora.
    • Compromisso da prática da devoção particular; –
      Essa é a ação individual de cada um, a forma com que cada membro, pode e deve se cuidar, para poder contribuir positivamente com o todo que é o corpo, afinal se um membro não está bem e nem sadio espiritualmente para desenvolver sua função, por mais simples que seja, todo corpo sofre.
    • Ao se mudar para outra localidade, assumir o compromisso de se unir a outra Igreja da mesma fé e ordem?
      Bem, por mais que seja interessante e pelo fato de que nenhum pastor quer perder uma ovelha para outra denominação, eu penso nesse atual momento, que esse compromisso pode engessar a ovelha e trazer duas questões:
      1- E se o membro necessitar mudar-se para uma cidade que ainda não tenha igreja batista?
      2- Isso talvez possa gerar uma ideia, ainda que indiretamente, de exclusividade salvífica, e uma preterização para os batistas em detrimento de outras denominações.