Acessar AVA Forums 2º Fórum de Teologia Batista Para resposta ao 2º Fórum Responder a: Para resposta ao 2º Fórum

  • Samuel

    Member
    21/04/2024 a 23:43

    QUESTÃO 1

    A sua denominação ou igreja possui um documento de compromisso dos seus membros? Se afirmativo, cite o nome desse documento. Caso negativo, comente se acha importante a construção desse documento?

    Não possui, entretanto, um documento de compromisso dos membro seria de grande importância para qualquer igreja, pois promove o esclarecimento das expectativas, responsabilidades e valores compartilhados entre os membros e a liderança da comunidade religiosa. Um documento assim diz os princípios doutrinários, éticos e práticos que guiam a vida da igreja e seus membros, além de promover a unidade dentro da igreja.

    QUESTÃO 2

    Com base no texto de referência, Pacto das igrejas batistas:

    a) Descreva o que mais lhe chamou a atenção no texto (Mínimo de 3 linhas).

    O que achei mais interessante no texto o pacto das igrejas batistas é a forma como existe uma unidade mesmo em meio a diversidade das igrejas batistas. Acredito que esse tipo de funcionamento crie o melhor ambiente doutrinário possível para as igrejas, que respondem é uma doutrina que não é estabelecida por elas mesmas, entretanto, ainda existe a Liberdade para discordar do que não é essencial.

    b) Comente sobre os seguintes compromissos citados no Pacto referentes a:

    Unidade cristã;

    Contribuição para o sustento da igreja e sua missão evangelizadora;

    Compromisso da prática da devoção particular; e

    Ao se mudar para outra localidade, assumir o compromisso de se unir a outra Igreja da mesma fé e ordem?

    (Mínimo de 3 linhas).

    A unidade cristã é um dos pilares do funcionamento das igrejas batistas, assim é algo muito importante dentro da doutrina Batista. A contribuição para o sustento da igreja e sua missão evangelizadora é muito importante dentro do funcionamento das igrejas batistas, pois é por meio dessa contribuição que as igrejas permanecem funcionando e que novas igrejas são criadas. A devoção particular é algo muito importante para os membros de uma igreja Batista, é algo particular individual, mesmo assim é uma doutrina geral presente no pacto das igrejas batistas. Por fim o compromisso de se mudar para uma outra igreja caso venha me mudar de localidade, é algo necessário e coerente, pois se concordo com a doutrina da minha igreja, o melhor a se fazer é continuar congregando igrejas que mantém a mesma doutrina, seria incoerente me desligar completamente das doutrinas que outrora acreditava para congregar numa igreja completamente distinta.