Acessar AVA Forums 3º Fórum de Prática Ministerial Gestão de Igrejas Responder a: Gestão de Igrejas

  • Cleiton

    Member
    08/05/2024 a 12:26

    No atual cenário do país onde cerca de 14.000 igrejas são abertas no Brasil por ano, porém devido ao pouco conhecimento sobre gestão gerencial e estratégico muitas destas acabam por fechar em pouco tempo.

    Se faz importantíssimo a autoridade eclesiástica ter o conhecimento sobre essas áreas organizacionais para a devida vida da igreja, sendo instruído técnica e espiritualmente para o devido fim. O Estado da Arte ou do Conhecimento se faz necessário para saber o quantitativo de informações já obtido analisando perspectivas distintas, duplicações, contradições, seria um mapeamento que daria um norte para a gestão eclesiástica continuar evoluindo. A gestão eclesiástica com base na essência da palavra junta as duas funções primordiais para o gestor cristão, o ato de administrar em si, porém baseado no poder e inspiração de Deus, guiado pelo Espirito Santo com pleno conhecimento das escrituras sagradas, sem se esquecer do aprendizado técnico e observação das leis, direitos e deveres legais, buscando a aprovação de Deus e a excelência nos resultados.

    O gestor cristão precisa ter pleno conhecimento de onde a igreja está inserida referente ao Estado, que faz parte do 3º setor da economia juntamente com as organizações sem fins lucrativos, e seu envolvimento nas políticas públicas, contribuição e desenvolvimento dos cidadãos suprindo com isso a lacuna deixada pelo Estado, reconhecendo assim sua real importância no auxílio aos necessitados, suporte aos que precisam de um atendimento especial, melhorando a vida de toda a população. Depois de um trabalho bem mais profundo será notável através da análise estratégica identificar as nuances da igreja, qual sua visão, missão e objetivos iniciando assim os planejamentos estratégicos, sua implementação, controle e desenvolvimento da mesma.