• Daniel

    Member
    08/05/2024 a 20:13

    QUESTÃO 1

    – Quais os tipos de citações?

    Há dois tipos de citações:

    • Direta – é feita com as palavras do próprio autor do texto original. Ou seja, é uma transcrição dos exatos termos da fonte de pesquisa. Não é, portanto, a tradução de uma ideia, mas a utilização da ideia na íntegra.
    • Indireta – é utilizada quando quem está escrevendo o texto incorpora ideias do texto original, mas as apresenta com as suas próprias palavras. Então, acontece uma tradução ou uma explicação daquela ideia, para facilitar a compreensão de quem está lendo o texto.

    – O que são as referências?

    A referência bibliográfica conforme as normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas – é a indicação de autores, título, edição, local, editora e data de qualquer citação feita em um texto. Ou seja, é um conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificação individual.

    – Por que as citações são importantes?

    As citações são importantes para que se possa demonstrar a relevância, a inovação, a abrangência, a validade e a reprodutibilidade do estudo realizado. As citações dão credibilidade ao trabalho, assim, quanto mais confiável o trabalho é, maior é sua qualidade científica e técnica.

    QUESTÃO 2

    A importância das evidências na argumentação do texto acadêmico se dá principalmente pela apresentação dos fatos, independente de teoria ou de opinião pessoal, com o intuito de persuadir o interlocutor sobre determinado tema. O livro, citando Garcia, apresenta cinco tipos de evidência: fato, exemplo, ilustração, dados e testemunho. Quando selecionamos os fatos que iremos narrar, os dados, os exemplos que iremos expor e as ilustrações já estamos trabalhando a argumentação para o interlocutor, pois tudo isso nos darão um caráter de evidência a esse texto argumentativo, fornecendo uma base sólida para defender o ponto de vista do autor e refutar possíveis contestações.

    Além disso, podemos considerar que as evidências fornecem credibilidade ao argumento do autor, mostrando que suas afirmações são fundamentadas em fatos, dados ou fontes confiáveis. Isso ajuda a estabelecer a autoridade do autor no assunto em questão e aumenta a confiança do leitor na validade de seu argumento. Quanto mais convincentes forem as evidências apresentadas, mais provável será que o leitor concorde com o ponto de vista do autor.