• Kalley

    Member
    08/05/2024 a 21:34

    Com base no texto de Brueggemann (p.668-670) , explique a vocação de Israel , de acordo com Ex 19:5-6, em relação ao bem estar e cura dos povos.

    Por Javé escolher Israel, esse povo tem um privilégio de um relacionamento especial com Ele. Uma proximidade intima, pactual, única. Mas a eleição não dá apenas esse privilégio.

    Israel recebe uma missão de Javé no mundo – ele tem um propósito no mundo. Israel não é um povo para viver voltado para si. Deve viver para Javé. Deve viver em prol do bem-estar do mundo, onde todo mundo é domínio de Javé. Israel tem um propósito de mediar a bênção de Javé para os povos.

    Ele tem um chamado para ser luz para as nações. Então a eleição, a escolha de Israel não visam sua salvação, mas visa a bênção para os outros povos. Mas, ao mesmo tempo que Javé ama Israel, este também te deveres para com Javé. Isto se dá dentro do contexto da Aliança. O Soberano tem expectativas em relação ao povo que amou e escolheu, o que é expresso na Aliança. É a Aliança que vai expressar o relacionamento entre Javé e Israel.

    Israel existe para ser cooperador de Javé na cura do mundo! Ele foi chamado para ser luz para as nações. Mas Israel falha e aquilo que ele não faz, Cristo ao vir ao mundo o fez. Ele se tornou a luz do mundo.