• Isaque

    Member
    10/05/2024 a 20:58

    QUESTÃO 1

    • Quais os tipos de citações?

    Uma citação direta reproduz exatamente as palavras do autor original, enquanto uma citação indireta parafraseia as ideias do autor sem reproduzir suas palavras exatas.

    • O que são as referências?

    Segundo a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), as referências bibliográficas são a lista organizada de documentos citados em um trabalho acadêmico, apresentando informações essenciais para a identificação e localização desses documentos.

    • Por que as citações são importantes?

    Segundo o artigo do blog Ciência Escrita a citação é importante quando “em um artigo científico a informação não for proveniente de resultados do seu estudo. A exceção a isto é quando o conceito já está tão consolidado na área que já faz parte de livros didáticos. Assim, por exemplo, se alguém está falando do que é diabetes ou do que é uma bateria recarregável ou da lei da oferta e da procura, estas definições não precisam de citação. Fora isto, a grande e imensa maioria das observações que não vem de seu estudo precisarão ter indicações de referências em um artigo científico”.

    As citações em artigos científicos são importantes por diversos motivos:

    1. Fundamentação teórica: Elas fornecem uma base sólida de conhecimento existente sobre o assunto abordado no artigo, mostrando que o autor está ciente do que já foi estudado e publicado.
    2. Validação e credibilidade: Ao citar trabalhos anteriores, o autor valida suas próprias ideias e argumentos, demonstrando que sua pesquisa está inserida em um contexto acadêmico reconhecido.
    3. Evidência e apoio: As citações oferecem evidências e apoio para as afirmações feitas no artigo, fortalecendo o argumento do autor e aumentando sua credibilidade.
    4. Contextualização: Elas situam o trabalho do autor dentro do contexto mais amplo da pesquisa existente, ajudando os leitores a entenderem como sua contribuição se relaciona com o que já foi feito.
    5. Direcionamento para leitura adicional: As citações também servem como sugestões de leitura adicional para os interessados ​​no assunto, permitindo que os leitores explorem mais a fundo o tema abordado no artigo.

    QUESTÃO 2

    A argumentação depende de evidências para demonstrar credibilidade, segundo o material Português instrumental, a argumentação é composta por dois elementos principais: a consistência do raciocínio e a evidência de provas. Sobre a evidência de provas, afirma-se que trata da apresentação dos fatos, independente da teoria. Existem 5 tipos de evidências: os fatos propriamente ditos, os exemplos, as ilustrações, os dados estatísticos e o testemunho. Dependendo do gênero textual, a argumentação e a apresentação de evidências estará presente em menos ou maior grau. Em cada texto, de acordo com a intencionalidade do locutor, estabelece-se um novo tipo de relação, as relações argumentativas, que implicam, por exemplo, a apresentação de explicações, justificativas, razões, relativas ao fato núcleo do texto. A essa altura fica claro que as evidências dão credibilidade a argumentação desenvolvida no texto.