• Sergio

    Member
    16/05/2024 a 16:39

    QUESTÃO 1

    a)

    Há dois tipos de citações:

    – Direta: tal como está na fonte consultada, sem reformulações/adaptações;

    – Indireta: reformulada por quem faz a citação, ficando diferente do que consta na fonte original.

    b)

    As referências em artigos científicos são uma lista detalhada e organizada de todas as fontes (como livros, artigos de revistas, teses, relatórios técnicos, websites, entre outros) que foram consultadas, citadas ou de alguma forma utilizadas para embasar o trabalho apresentado no artigo. Essa lista geralmente é apresentada no final do artigo e fornece aos leitores as informações necessárias para localizar e verificar as fontes mencionadas.

    c)

    As citações desempenham um papel fundamental nos artigos científicos por várias razões, atribuição de crédito, construção de conhecimento, validação e autoridade e reprodução e replicação. As citações ajudam a contextualizar seu trabalho dentro do campo de pesquisa, mostrando como ele se relaciona com trabalhos anteriores, teorias existentes e descobertas relevantes. Citar corretamente o trabalho de outros pesquisadores ajuda a evitar o plágio, garantindo que você dê crédito adequado às ideias e contribuições deles.

    QUESTÃO 2

    A argumentação busca principalmente persuadir, convencer ou influenciar o interlocutor, que pode ser tanto um leitor quanto um ouvinte. Nesse processo, buscamos moldar a opinião do interlocutor, tentando convencê-lo de que estamos com a razão.

    As evidências conferem credibilidade, ajudam a validar os
    argumentos ao fornecer suporte empírico ou teórico para as conclusões tiradas.
    São essenciais para persuadir os leitores a aceitar os argumentos apresentados
    e a contextualizar os argumentos, mostrando