Acessar AVA › Forums › 4º Fórum de Prática Ministerial › Educação Cristã › Reply To: Educação Cristã
-
É Possível aplicar as estratégias de metodologias ativas de aprendizagem no contexto da educação cristã de sua igreja local? Se a resposta é positiva, quais seriam as melhores estratégias? Se negativa, porque tais modelos não são viáveis em sua igreja local?
Entende-se que as metodologias ativas são estratégias de ensino que têm por objetivo incentivar os estudantes a aprenderem de forma autônoma e participativa, por meio de problemas e situações reais, realizando tarefas que os estimulem a pensar além, a terem iniciativa, a debaterem, tornando-se responsáveis pela construção de conhecimento.
Neste modelo de ensino, o professor torna-se coadjuvante nos processos de ensino e aprendizagem, permitindo aos estudantes o protagonismo de seu aprendizado.
Ao contrário dos métodos tradicionais de ensino, nos quais o professor é o principal transmissor de conhecimento, as metodologias ativas envolvem os alunos como protagonistas de seu próprio aprendizado.
Como Educador secular e Educador Cristão, vejo sim, a possibilidade de se utilizar as metodologias ativas em minha igreja. Aliás, já a utilizamos em nossa Escola Bíblica Dominical (EBD), principalmente, nas classe de jovens e adolescentes. Nas classes de adultos ainda estamos em formação.
A aplicação de metodologias ativas se bem aplicadas na igreja, principalmente na EBD pode tornar o ensino da Bíblia mais envolvente, participativo e eficaz.
Um exemplo clássico é Sala de Aula Invertida:
- Peça aos alunos que estudem previamente um texto ou história bíblica em casa.
- Na aula da EBD, promova discussões em grupo, debates, análises críticas e respostas a perguntas específicas.
- O professor atua como facilitador e guia, auxiliando os alunos na compreensão e aplicação do conhecimento.
Outro exemplo: Aprendizagem Cooperativa –
- Organize os alunos em pequenos grupos e atribua a cada grupo uma passagem bíblica para estudar.
- Cada grupo é responsável por resumir, interpretar e apresentar sua passagem à classe.
- Promova a colaboração e a discussão entre os grupos, incentivando a troca de ideias e a construção coletiva do entendimento.
Enfim, temos muitos outros modelos de metodologias ativas. Cabe cada igreja buscar conhecê-las e contar com profissionais da área de educação e com líderes e pastores, com conhecimento teológico, pois isso conta em muito, e assim dinamizar e tornar o ensino da Palavra de Deus mais prazeroso, atrativo e vibrante.