Acessar AVA Forums 4º Fórum de Prática Ministerial Educação Cristã Responder a: Educação Cristã

• Filipe

Member
    04/06/2024 a 21:35

– Possível aplicar as estratégias de metodologias ativas de aprendizagem no contexto da educação cristã de sua igreja local?

Considerando a grandeza da dissertação de Mestrado do nosso eminente professor Héber Machado e a riqueza de conteúdo acadêmico, posso afirmar que as estratégias de metodologias ativas de aprendizagem no contexto da educação cristã podem ser sim aplicadas no contexto da minha igreja por todos os fundamentos já lançados no presente trabalho.

Se a resposta é positiva, quais seriam as melhores estratégias?

Considerando as características da minha comunidade de fé, entendo que além das estratégias já utilizadas, como aulas expositivas dialogadas, estudo de textos e estudo dirigido, outros métodos podem ser incluídos na educação cristã, como seminários e simpósios, uma vez que a ideia é ativar tanto no professor, mas também nos alunos a capacidade de desenvolvimento no ensino e na aprendizagem. A inovação é muito importante, pois ela aumenta a capacidade de ensino e principalmente a de aprendizagem. A participação ativa do aluno nesse sistema e formas de educação sem duvidas otimiza o processo, trazendo evolução e principalmente interesse de ambas as partes envolvidas nesse processo educacional ativo.