Acessar AVA Forums 4º Fórum de Prática Ministerial Educação Cristã Responder a: Educação Cristã

  • [email protected]

    Member
    05/06/2024 a 21:10

    Resposta 1

    Sim Com certeza é possível aplicar estratégias de metodologias ativas de aprendizagem no contexto de Educação Cristã em minha igreja local.

    Aja vista que trata-se de uma igreja que está vivendo um momento diferente neste tempo, aqui na minha igreja local. Estamos com um corpo de membros onde em quase sua totalidade se trata de irmãos com uma idade bem amadurecida, e estratégias ativas de aprendizagem iriam sim dar uma sacudida no corpo desta igreja e muitos iriam descobrir que ainda teem muito a aprender e oferecer ao reino, e isto de uma forma que sabe lúdica.

    Outro motivo pelo qual daria certo é fato de estarmos com um projeto de escolinha de voley e futsal que contemplam cerca de 80 Juniores e adolescentes da comunidade local, que não são filhos de membros da igreja, salvo quatro adolescentes. Então com certeza metodologias ativas de aprendizagem Cristã tendem a corroborar com o avanço do ministério aqui e transformação de vidas , desde os mais idosos aos que fazem parte da escolinha de futebol e voley evangelistico.

    Resposta – 2

    Acredito que um modelo de Educação Cristã Ativa, seria trazer as crianças da escolinha para dentro do contexto igreja, alguns já fazem parte da EBD aos domingos, mas talvez ainda estejamos vivendo um pouco de uma educação bancária, onde só o professor falar, e alunos interagem pouco, claro que isto devido o tradicional ensino que sempre foi desenvolvido e que até certo tempo dd fato tocava e mudava vidas em salas de ebd ao longo de anos. Mas a proposta de um educação cristã ativa, onde professor se torna de certa forma apenas um mediador do que se está ensinando por meio da palavra de Deus, fará com que cada aluno se sinta importante e valorizado dentro do procede ensino bíblico.

    Acredito que levar uma educação cristã ativa para sala de adultos na ebd, irá resgatar valores, dons, e talentos adormecidos.

    Penso que atividades metodológicas como professor e aluno em uma roda de discussão ao invés de um professor a frente de pé lendo e explicando texto pode gerar mais envolvimento do de cada um. Quem sabe aulas ministradas referentes a lição desenvolvida com jogos de palavras e atividades de perguntas e respostas podem fixar mais o conteúdo cristão na mente e coração de cada um.

    Enfim penso que cada igreja tende a crescer com a aplicabilidade de metodologias ativas na educação cristã.