• Gustavo leonan

    Member
    07/06/2024 at 13:59

    “O painel da criação de Michelangelo na Capela Sistina oferece um comentário um tanto iluminador sobre essa problemática. No painel, Deus parece ter gerado as primeiras criaturas humanas na criação. Em seu momento inicial de existência como criaturas de Deus, o primeiro humano é justaposto a Deus. Tanto Deus como o homem têm suas mãos e braços estendidos em direção ao outro. Percebe-se que é apropriado que o Criador e a criatura estejam conectados. Os dedos deles se aproximam…mas não se tocam. Nesse momento sem toque, Michelângelo articulou a estranha diversidade do Deus Criador, com o qual a criatura não tem contato direto.

    Em Israel, contudo, de modo diferente da Capela Sistina, há contato! Embora sua incomensurabilidade pareça exigir que não haja e, afastando-se dela (kenosis) visando contato, Javé age em mutualidade; mas esse é um contato que não compromete sua incomensurabilidade soberana… Israel ousa em insistir no relacionamento com Javé.” (Brueggmann, p. 737)

    Israel testemunha que Javé é Deus que se relaciona, um Deus, portanto relacional; por outro lado, sua incomensurabilidade (infinitude, transcendente) torna necessária algum nível de mediação para que haja contato possível com os humanos. Ao mesmo tempo que nos transcende, quer relacionar-se. Faça um breve comentário a respeito desta questão.

    Javé diferentemente da proposta exposta na Capela Sistina, é um Deus intimamente relacional. Seus esvaziamento “knosis” conseguindo alcançar seu povo e tocar o temporal com sua eternidade, fazendo com que Israel finita experimente da misericordiosa vontade do divino infinito de se relacionar com a humanidade. Através de teofanias públicas, mas também ocorrendo esses encontros de maneira pessoal, o sagrado penetra o ambiente profano sem corromper com seus atributos divinais. A complexidade encontrada na possibilidade desse relacionamento sem comprometer a incomensurabilidade divina, é como dito em aula, uma complexidade para o humano, tornando o relacionamento instável devido ao caráter de Javé. O relacionamento com Javé apesar de Javé já praticar a knosis, posteriormente foi em vários momentos um relacionamento mediado.