Acessar AVA Forums 4º Fórum de Prática Ministerial Educação Cristã Responder a: Educação Cristã

  • Allison

    Member
    07/06/2024 a 21:33

    Conforme o autor do texto disponibilizado, é necessário que se criem condições para que haja uma participação mais ativa das pessoas aprendentes e isto implica na mudança da prática instrucional e no desenvolvimento de estratégias que garantam um aprendizado mais interativo e contextualizado com as situações da vida real. Neste sentido a inovação nos métodos da educação cristã aplicado no âmbito das igrejas batistas é uma ação necessária, sendo a inovação uma forma de transformar a educação cristã.

    Concordo com o quando o texto menciona que o grande desafio da educação cristã é lidar com a pessoa humana da atualidade, com todas as suas especificidades e particularidades, compreendendo e valorizando sua autonomia na construção de saberes e, assim, estabelecer estratégias e metodologias que possibilitem uma práxis educacional cristã capaz de alcançar a formação de uma pessoa cristã crítica, criativa, reflexiva e colaborativa, capaz de comungar com outras pessoas, enfrentar e resolver problemas próprios e das pessoas semelhantes.

    Sendo assim, percebo que é possível ou já até se aplicam algumas das metodologias de aprendizagem ativa importantes no desenvolvimento deste processo, apresentados pelo autor. Em nossa igreja, temos a Escola Bíblica Dominical, onde há classes com temas diversos, que possibilita a membresia escolher o assunto de seu interesse.

    Com relação à Aula expositiva dialogada, considero que é uma estratégia já adotada em nossa igreja, onde é possível perceber que é aplicada a aula expositiva, onde o professor apresenta um tema, para provocar os seus alunos, e expõe o estudo propondo o diálogo e a participação de sua turma.

    A estratégia chamada Estudo de textos, é adotada fazendo uso de revistas de editoras cristãs ou livros também cristãos, onde os alunos são instigados a ler para que o debate seja mais proveitoso durante as aulas.

    A Tempestade cerebral pode ser mais explorada, para despertar nas pessoas aprendentes uma imediata vinculação ao objeto de estudo e pode ser utilizada como forma de coletar-se sugestões para resolução de problemas dentro do contexto da temática apresentada durante o processo de construção de saberes, possibilitando à pessoa docente retomar a teia de relações e avaliar a criatividade e a imaginação, assim como os avanços das pessoas aprendentes sobre o assunto em estudo.

    O Estudo dirigido é bastante utilizado em um programa de cursos temáticos para pequenos grupos chamado Universidade da Família, onde semanalmente os grupos se reúnem para estudar temas e apresentar e discutir atividades que devem ser realizadas entre um encontro e outro. Trata-se de um rico espaço para que os participantes possam participar e aprender com as experiências dos professores e dos irmãos que formam o seu pequeno grupo.

    As estratégias de Seminário, Simpósio, Painel e Oficina não são utilizadas e nossa igreja.