Acessar AVA Forums 4º Forum Teologia Batista Famílias e ideologias Responder a: Famílias e ideologias

  • Domingos Savio

    Member
    08/06/2024 a 17:14

    FÓRUM 4
    1 – DOCUMENTO DE REFERÊNCIA PARA LEITURA:
    a) Declaração Doutrinária Batista – CBB (Destaque para o Art. XVII)
    b) PL-3369-2015_Familia Poliamor (Estatuto das Famílias do Século XXI)

    2 – LEIA OS TEXTOS E RESPONDA AS DUAS QUESTÕES POSTADAS AO FINAL:
    Situação: Em consequência do surgimento de Projetos de Lei no Congresso Nacional que tratam da família de forma antibíblica, como também das ideologias disseminadas com o objetivo de confundir o conceito de família, a Convenção Batista Brasileira em janeiro de 2023 fez uma mudança no Artigo XVII de sua Declaração Doutrinária visando aperfeiçoar o entendimento do conceito bíblico de família. Abaixo, os textos antigo e novo para leitura:

    ARTIGO COM TEXTO ANTIGO
    XVII – Família
    A família, criada por Deus para o bem do homem, é a primeira instituição da sociedade. Sua base é o casamento monogâmico e duradouro, por toda a vida, só podendo ser desfeito pela morte ou pela infidelidade conjugal. O propósito imediato da família é glorificar a Deus e prover a satisfação das necessidades humanas de comunhão, educação, companheirismo, segurança, preservação da espécie e bem assim o perfeito ajustamento da pessoa humana em todas as suas dimensões; Caída em virtude do pecado, Deus provê para ela, mediante a fé em Cristo, a bênção da salvação temporal e eterna, e quando salva poderá cumprir seus fins temporais e promover a glória de Deus.

    ARTIGO COM TEXTO ATUALIZADO EM 2023
    XVII- Família e casamento
    A família, criada por Deus para o bem do ser humano, é a primeira instituição da sociedade, cuja base é o casamento, que é a união entre um homem e uma mulher, sendo sua natureza heterossexual, monogâmica e indissolúvel. O propósito imediato da família e do casamento é glorificar a Deus e prover a satisfação das necessidades humanas, comunhão, educação, companheirismo, segurança, realização pessoal, preservação da espécie e bem assim o perfeito ajustamento da pessoa humana em todas as suas dimensões, especialmente a criança e o idoso. A vida sexual dentro do casamento é dádiva de Deus, mas fora do casamento é pecado contra Deus. Os conflitos na família e casamento, alguns de natureza irreconciliável, fogem do plano original de Deus sendo provenientes da dureza do coração humano. Segundo a Bíblia, os filhos, desde o momento da concepção, são bênçãos e herança do Senhor. O lar cristão deverá ser ambiente fértil para a formação integral da pessoa à luz dos valores cristãos, tendo os pais como modelos de vida, integridade e serviço a Deus e à igreja. Cabe a esta dar suporte aos pais na formação educacional e espiritual de seus filhos.

    3 – RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES
    Com base no seu conhecimento bíblico e nos documentos de referência no item 1:

    a) Compare os dois textos e descreva quais foram as mudanças?

    O que mudou, foi a expressão da natureza do homem e da mulher, que é heterossexual. Foi inserido que a união entre o homem e a mulher é indissolúvel.

    Dar para perceber que as mudanças são bem claras sobre o que a bíblia diz sobre a relação sexual entre o homem e a mulher. Dessa maneira, a bíblia diz que o sexo fora do casamento é pecado.

    Por fim, às mudanças trazida no seu artigo XVII da Convenção Batista Brasileira em janeiro de 2023,rementem para um lar cristão, uma vida para glorificar a Deus. Dessa forma as mudanças são mais detalhas quando se referem ao lar cristão.

    b) Você acha que realmente foi necessária essa mudança? Por que?

    Entendo que sim, pois existem leis para uma nova visão de família que não é bíblica, creio que é necessário temos um conceito bem claro e firme em relação a família, pois a família foi criada por Deus para glorificar a Deus.

    A família cristã precisa ter entendimento do que é uma família conforme as Escrituras Sagradas. Creio que é preciso ter artigos em nossa Declaração Doutrinária que estão alinhados com as Escrituras Sagradas, para confirmarem o que acreditamos sobre a verdadeira família.