Acessar AVA Forums 4º Fórum de Prática Ministerial Educação Cristã Responder a: Educação Cristã

  • [email protected]

    Member
    09/06/2024 a 17:40

    É Possível aplicar as estratégias de metodologias ativas de aprendizagem no contexto da educação cristã de sua igreja local? Se a resposta é positiva, quais seriam as melhores estratégias? Se negativa, porque tais modelos não são viáveis em sua igreja local?

    Sim, é possível e na verdade, extremamente necessário. Com o avanço da tecnologia e o acesso a mais informações, diferente da época de Cristo em que as pessoas tinham boa memorização; hoje em dia as pessoas não aprendem tanto pelo processo de memorização, sendo necessário outras estratégias para transmitir conhecimento e fomentar aprendizagem.

    > Umas das melhores maneiras de se aplicar seria testando aquele que mais se adequa ao público alvo. Desde a “Tempestade Cerebral” que pode ser utilizada em contextos como EBD, sem levar a resposta pronta, mas estimulando o protagonismo.
    > “Estudos de Caso”, tanto de textos e autores, quanto os próprios personagem bíblicos e suas histórias incríveis, das quais é possível tirar bastante lições aplicando no contexto atual.
    > Além das brilhantes sugestões apresentadas pela autora da obra, como educador, também gosta da metodologia proposta por David Ausebel (TAS – Teoria da Aprendizagem Significativa) que inclusive foi usada por Paulo no Areópago em Atenas, ela consiste em atrelar no novo conhecimento que se deseja ensinar a alguém conhecimento que já esteja enraizado no memória do nosso aluno. Paulo pegou o conhecimento de uma altar ao deus desconhecido, os moradores daquela região e visitantes já conheciam aquele autor, então Paulo sabiamente associa o novo conhecimento que ele queria ensinar e atrele esse novo conhecimento ao altar ao deus desconhecido que eles já conheciam. Desta forma, toda vez que os atenienses olhassem para aquele altar, iriam se lembrar do Deus que Paulo ensinou. Isso foi fantástico.