Acessar AVA Forums 4º Fórum de Prática Ministerial Educação Cristã Reply To: Educação Cristã

• Josué

Member
    09/06/2024 at 18:20

O modelo de educação adotado pela igreja da qual faço parte, é mais bem percebido como um modelo tradicional de educação, onde majoritariamente a centralidade está no professor que expõe o seu conteúdo, com pouca participação individual do estudante no processo de aprendizagem. Quando se trata do ensino dos mais jovens, e especialmente, o voltado para as crianças, esse modelo tende a sofrer uma variação, com mais dinamismo e aplicação de recursos metodológicos ou didáticos, que por vezes, podem incluir uma participação mais ativa dos estudantes.

A partir da leitura realizada, fica claro que a implementação de um modelo de educação cristã ativa, tal como exemplificado na leitura, não somente seria o ideal para potencializar a aprendizagem dos estudantes de escola bíblica e outros momentos de aprendizagem gerados por minha igreja, mas na verdade seria uma meta alcançável, sendo o maior obstáculo, talvez, a capacitação das pessoas docentes para aplicação de um modelo assim. Solucionada essa dificuldade, é possível a aplicação deste modelo em minha igreja.

Assim, deveríamos começar, da minha ótica, pela formação dos nossos professores, oferecendo a eles, além desse pensamento crítico em relação ao seu ensino, os recursos, os materiais e o suporte para aplicação de tal forma de ensino e aprendizagem. Então, tomando emprestado os exemplos citados no texto, poderíamos começar a aplicação pelos docentes, e depois através deles, aos alunos, para que haja apropriação dessas técnicas, entre outras, destacando-se a aula expositiva dialogada, a tempestade cerebral e o seminário.