• Domingos Savio

    Member
    09/06/2024 a 22:32

    “O painel da criação de Michelangelo na Capela Sistina oferece um comentário um tanto iluminador sobre essa problemática. No painel, Deus parece ter gerado as primeiras criaturas humanas na criação. Em seu momento inicial de existência como criaturas de Deus, o primeiro humano é justaposto a Deus. Tanto Deus como o homem têm suas mãos e braços estendidos em direção ao outro. Percebe-se que é apropriado que o Criador e a criatura estejam conectados. Os dedos deles se aproximam…mas não se tocam. Nesse momento sem toque, Michelângelo articulou a estranha diversidade do Deus Criador, com o qual a criatura não tem contato direto.

    Em Israel, contudo, de modo diferente da Capela Sistina, há contato! Embora sua incomensurabilidade pareça exigir que não haja e, afastando-se dela (kenosis) visando contato, Javé age em mutualidade; mas esse é um contato que não compromete sua incomensurabilidade soberana… Israel ousa em insistir no relacionamento com Javé.” (Brueggmann, p. 737)

    Israel testemunha que Javé é Deus que se relaciona, um Deus, portanto relacional; por outro lado, sua incomensurabilidade (infinitude, transcendente) torna necessária algum nível de mediação para que haja contato possível com os humanos. Ao mesmo tempo que nos transcende, quer relacionar-se. Faça um breve comentário a respeito desta questão.

    O que vemos na bíblia é Javé desde o início da criação tendo relacionamento com a sua criação. Dessa forma, entendemos que Deus é relacional. Percebemos isso na própria criação, quando Javé diz que não é bom que o homem viva sozinho, dai vemos a preocupação com o relacionamento.

    Javé no Jardim do Éden conversava com Adam todos os dias, Javé é relacional. No painel da criação de Michelangelo na Capela Sistina, não dar a verdadeira relação entre o homem e Javé, mas traz a ideia que o homem não pode tocar em Javé, isso pode se dar pela ideia de um Deus transcendente ,que o homem não pode tocar. Entretanto , o que observamos nas Sagradas Escrituras é Javé buscando está próximo a sua criação. Desde a queda do homem no Jardim do Éden ,Javé quer essa aproximação com a sua criação. Javé chama Abrão para um missão de criar uma nação Santa para ele. Israel é o filho de Javé, o relacionamento de Javé com Israel é um relacionamento de Pai com filho.