Responder a: Governo Eclesiásticos e Ordenação ao Ministério Pastoral

  • luiz

    Member
    16/04/2024 a 09:36

    1 – Trabalhando os Modelos de Governos Eclesiásticos:

    • Assista a aula (gravação) “Modelos de Governos Eclesiásticos”
    • Leia os materiais: Artigo do Prof. Dr. Gamaliel Carreiro – Modelos Eclesiásticos; acesse o site da Convenção Batista Brasileira e faça uma breve análise do modelo de governo das igrejas batistas no Brasil à luz da proposta de reflexão oferecida no artigo lido;

    O modelo de governo batista é conhecido como congregacional o qual é considerado o mais democrático entre os outros, pois por meio de assembleia é escolhido o pastor e tomada as decisões fundamentais da igreja, as igrejas locais são autônomas se autossustentam, autoproclamam, e se autogovernam, mas são dependentes entre si para cooperação. A parte eclesiástica é composta por Pastores e diáconos. Todos os crentes são iguais como parte do corpo.

    2 – Trabalhando os aspectos da Ordenação ao Ministério Pastoral:

    • Tomando como ponto de reflexão o artigo: Repensando o Processo de Encaminhamento do Vocacionado à Ordenação Pastoral – de Fernando Oliveira Cintra e, ainda, o artigo Pastores em Crise: Os Efeitos da Secularização e do Neopentecostalismo Sobre O Clero Protestante – de José Roberto Silveira; apresente uma breve reflexão sobre as práticas de ordenação pastoral das igrejas no Brasil e os desafios dos ordenados ante o cenário religioso atual.

    A ordenação de pastores é uma tarefa difícil, as igrejas no Brasil possuem inúmeros modos de ordenação, podem ser por requisitos acadêmicos como faculdade ou curso teológico, pode ser também por serviço dentro da igreja com anos de prática, mas o grande desafio hoje no meu ponto de vista é equilibrar as duas coisas, pois não podemos ter pastores que estejam longe do serviço, de ficar lado a lado com a membresia nas atividades ordinárias e nem pastores sem preparo teológico, além disso, aqueles que são ordenados pastores devem se especializar com cursos de liderança, controle da emoção e principalmente uma vida diária com Deus e um carácter ilibado.

    • This reply was modified 2 months Há by  luiz.