Responder a: Israel – libertação e Vocação

  • Gustavo leonan

    Member
    17/04/2024 a 17:29

    1 – “A libertação é, então, um ato redentor. É o filho que está sendo libertado das mãos cruéis de um opressor estrangeiro, a fim de que ele possa desfrutar a liberdade de filiação e de servidão a Javé, seu Deus.” (Merril, E.H. Novo Dicionário de Teologia e Exegese do Antigo Testamento, vol.2, p.498)

    Aprendemos que a libertação de Israel do cativeiro egípcio não foi um fim em si mesmo; Israel não foi liberto para simplesmente ser liberto. Havia um propósito maior: a redenção. Você concorda com esta afirmação? Porque?

    R: Concordo. Israel não foi liberto, simplesmente para se tornar um povo liberto. O ato de de libertação divino envolve uma plano de redenção e uma apropriação filial. Israel é liberto para se tornar um povo, e um povo que encontra possibilidade em sua liberdade para adorar ao seu Deus.

    2 – Israel é chamado a ser povo de Javé entre os povos. A existência de Israel, um milagre em si mesmo, deve-se à vocação deste povo.

    A partir do texto de Brueggmann (p. 568-572), faça uma correlação entre o chamado de Israel (Gn 12:3; Ex 19:5-6) e o estado de corrupção e maldade em que o mundo passou a encontrar-se desde a queda.

    R: Israel se encontra antes do êxodo num estado de esterilidade e escravidão, sendo uma nação que vive pela misericórdia e chamado de Javé. Israel é chamado para promover o bem estar social no mundo, um bem estar promovido para as nações através de Israel como nação sacerdotal, assim por semelhante modo o Senhor lhes proporciona o bem estar.