Lição 1 of 0
Em andamento

Apresentação do Curso

Eliene 01/03/2024

Apresentação do Curso

Seja bem-vindo ao Curso Livre de Aconselhamento Cristão – Intervenção em Crise da FTBB, sob a instrução do renomado Prof. Pérsio Costa da Rosa. Este curso tem como foco capacitar indivíduos para desempenhar um papel fundamental em situações de crise, aplicando os princípios do aconselhamento cristão de maneira eficaz.

Ementa

Este curso aborda de forma abrangente os elementos essenciais para a atuação no Aconselhamento em Situações de Crise, abordando uma variedade de tópicos, tais como:

  • Conceitos, tipos e cenários de crises.
  • Modelos de intervenção.
  • Construção de traumas.
  • Emoções ansiogênicas.
  • Patologias e abordagens.
  • Psicoteologia como fundamento teórico para o aconselhamento cristão.

A abordagem do curso parte de uma perspectiva psicoteológica que integra conceitos e vivências da psicologia e da teologia como ferramentas essenciais para o desenvolvimento das habilidades e competências do conselheiro em situações de crises, seja elas públicas ou individuais.

Objetivo Geral

O objetivo principal deste curso é promover a compreensão da intervenção do aconselhamento cristão em situações de crise. Você estará preparado para oferecer apoio e orientação fundamentados na fé cristã em momentos de necessidade.

Objetivos Específicos

Durante o curso, você terá a oportunidade de:

a) Conhecer e identificar a dinâmica da experiência de crise, compreendendo suas origens e implicações.

b) Reconhecer a importância da homeostase (equilíbrio) e resiliência como mecanismos-chave na superação das crises.

c) Identificar as diferentes formas de enfrentamento das situações de crise, permitindo uma abordagem personalizada e eficaz.

d) Conhecer os modelos de intervenção, tanto em situações individuais quanto em grupos, para melhor atender às necessidades dos indivíduos em crise.

Conteúdo da Disciplina

Este curso abrangerá uma ampla gama de tópicos, incluindo:

  • Conceitos e Visão Geral: Compreensão dos princípios básicos do aconselhamento cristão em situações de crise.
  • Tipos de Crise e Patologias: Exploração dos diferentes tipos de crises e as patologias associadas a elas.
  • Ação e Atuação do Conselheiro: Aprendizado prático sobre como agir e atuar de maneira eficaz durante situações de crise.
  • Aspectos Psicoteológicos das Crises: Integração da psicologia e teologia para uma abordagem mais holística no aconselhamento cristão.

Este curso é uma oportunidade única para adquirir as habilidades e conhecimentos necessários para se tornar um conselheiro cristão competente em situações de crise. Esteja preparado para fazer a diferença na vida daqueles que precisam de orientação e apoio durante os momentos mais desafiadores de suas vidas. Junte-se a nós nesta jornada de aprendizado e crescimento.

Docente

Pérsio Costa da Rosa é um pastor, professor, conteudista e psicólogo com formação em teologia e psicologia. Ele possui especializações em Teologia, Psicologia, Filosofia e Sociologia, incluindo estudos em Dogmática no Providence College & Seminary, no Canadá. Sua experiência pastoral abrange estágio na Saddleback Valley Community Church nos EUA. Pérsio é o fundador da Brazilian Bible College, que cria conteúdo cristão e trabalha com estudantes internacionais, e é também o criador do Projeto Repensadamente, focado em programas e conteúdo na área de Psicologia.

 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

APA – American Psychiatry Association, 2000.

DSM-5 (2014). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. Porto Alegre: Artmed.

Freedy, J. R., Saladin, M. E., Kilpatrick, D. G., Resnick, H. S., & Saunders, B. E.(1994). Understanding acute psychological distress following natural disaster. Journal of Traumatic Stress, 7(2), 257-274. DOI:10.1007/BF02102947

Horowitz, M. J. (1976). Diagnosis and treatment of stress response syndromes: General principles. Em: H. J. Parade; H. L. P. Resnik & L. G. Parade (Orgs.). Emergency and disaster management: A mental health sourcebook (pp. 455-458). Bowie, Md.: The Charles Press Publishers. 

Moreno, R. R.; Peñacoba, C. P.; González-Gutiérrez, J. L. & Ardoy, J. C. (2003). Intervención Psicológica en Situaciones de crisis y emergencias. Madrid: Dykinson.

Parada, E. (2004). Psicologia Comportamental Aplicada al Socorrismo Profesional. Primeros Auxilios Psicologicos. Recuperado em 02 de janeiro de 2008 do site Escuela Segoviana de Socorrismo: http://members.fortunecity.es/esss1/Jornadas97ParadaE.htm  

Slaikeu, K. A. (1996). Intervención en Crisis: manual para práctica e investigación. México: El Manual Moderno.

Wainrib, B. R. & Bloch, E. L. (2000). Intervención en Crisis y Respuesta al Trauma: teoría y práctica. Bilbao: Desclée de Brouwer.

Wainrib, B. R. & Bloch, E. L. (2000). Intervención en Crisis y Respuesta al Trauma: teoría y práctica. Bilbao: Desclée de Brouwer.